QUARTA - 24 FEV

 18h30 

Problemas com o vídeo? Acesse aqui no YouTube

  • YouTube

Abertura oficial​ da ​2ª FLIPF

Noite de abertura

 

A Noite de Abertura da 2ª FLIPF será intensa! A programação começa na quarta-feira, às 18h30, com participação dos organizadores e apoiadores do evento, além dos Caretas da Praia do Forte e Adauto Poeta. Às 19h, começa a Mesa de Abertura apresentando o tema "Literatura e História Social", com o escritor baiano Armando Avena, a escritora portuguesa Teolinda Gersão e o escritor mineiro Bruno Ribeiro, com mediação do apresentador Aldri Anunciação. A noite encerra com o sarau mais representativo do litoral matense, o Jequi Iluminado, criado pela escritora Maricélia Boneca, que estará iluminando o primeiro dia da 2ª FLIPF com literatura, dança, teatro, música e artes plásticas, representando a comunidade de Malhadas e a cidade de Mata de São João.

Grupo cultural
Os Caretas da Praia do Forte

De acordo com a lenda, os Caretas vêm do tempo da escravidão, quando  os escravos se manifestavam culturalmente. Era uma forma de cultuarem seus deuses e divindades e até mesmo amedrontarem adultos e filhos dos senhores de engenho que, no caso da Praia do Forte, residiam na Casa da Torre (Castelo Garcia D´Ávila), como estavam disfarçados, não eram facilmente reconhecidos e com isso não sofriam punições. A tradição passada de pai para filho se mantém até hoje, graças aos apoiadores locais e membros da comunidade que ajudam a organizar oficinas e apresentações, principalmente com as crianças. Os ‘Careteiros’ ensinam a fazer o molde, a forma, a expressão do Careta. Contam, recontam e revivem as histórias de seus tempos de meninos. As crianças mergulham no universo de seus antepassados e aprendem com eles a valorizar e fortalecer sua comunidade. 


Apresentação

Apoiadores, organizadores e curador Braulio Tavares.


Apresentação
Adauto Poeta

Adauto Poeta vive na Reserva da Sapiranga e se inspira nos seres da natureza para criar suas poesias e canções. Sua casa, que vive cheia de gente querendo conhecê-lo e apreciar quitutes de sua esposa Marilene (Caçula), ele transformou no Centro Cultural Sapiranga, com muita de música e poesia. O lugar virou ponto turístico alternativo da Praia do Forte, com visitas de escolas, autoridades e artistas.

1/8

Adquira os livros 
da 2ª  FLIPF

Durante a FLIPF, alguns livros dos autores e autoras participantes estão à venda no site da Livraria LDM com desconto. Confira!

© 2020 por FLIPF - Todos os direitos reservados.

  • YouTube - Círculo Branco

Informações

flipf.oficial@gmail.com

Assessoria de Imprensa

fernanda@laboratoriodanoticia.com.br

Desenvolvido por  Alltera Comunicação