07 AGO    |    Domingo  

Confira o que vai rolar no quarto e último dia da 3ª FLIPF.

Programação sujeita a alterações.

DESTAQUE-PROGRAMACAO-DIA-FLIPF-3-EDICAO-500x320px-MESA-8.png

10h00           Local:  Espaço Baleia Jubarte

 Mesa 8 

Entre o céu e a terra

 

Canto da Palavra

Convidados(as)

Naine Terena 

Ró de Nuca
Denizia Kawany Fulkaxó

Mediação

Joselia Aguiar

Arte, cultura, natureza e saberes locais: para essa conversa com a comunidade de Praia do Forte, comparece Naine Terena, ativista,
educadora, artista e pesquisadora indígena do povo Terena, curadora da primeira mostra de arte indígena da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Véxoa: Nós sabemos, e uma das curadoras do festival de arte indígena rectyty.

DESTAQUE-PROGRAM-FLIPF-NINHO-500x320px-11H00-DOM.png

11h00             Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Oficina de criação
artística infantil

 

Ninho FLIPF

Convidadas

Laura e Joana Ferreira
(Melaninas Sapiência)

 

Oficina de criação artística infantil - Melaninas Sapiência: Infância livre de preconceitos. Oficina guiada por Laura e Joana Ferreira (Melaninas Sapiência) em que o público infantil presente possa dar continuidade a uma estória previamente iniciada pelas Melaninas, trazendo elementos e cuidados com as questões de preconceito racial na infância, utilizando a técnica da estória de griô. 

DESTAQUE-PROGRAM-FLIPF-NINHO-500x320px-10H00-SAB.png

10h00             Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Contação de história e Conversa com autora

 

Ninho FLIPF

Convidada

Lulu Lima

 

Contação de história e Conversa com a escritora, editora e estudiosa da Cultura da Infância, Lulu Lima, fundadora da Mil Caramiolas.

(Oferecimento: Editora Mil Caramiolas )

DESTAQUE-PROGRAM-FLIPF-NINHO-500x320px-14H00-DOM.png

14h00            Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Contação de história e Conversa com autora

 

Ninho FLIPF

Convidada

Denizia Kawany Fulkaxó

 

Contação de história e Conversa com a escritora Denizia Kawany Fulkaxó

 

Conto indígena de Mydzé, uma indiazinha que toma conhecimento sobre o Marco temporal. Uma história bonita, forte e traz o momento político que os povos indígenas estão vivendo com o Marco temporal.

DESTAQUE-PROGRAM-FLIPF-NINHO-500x320px-15H00-DOM.png

15h00            Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Conversa com
autor e Leitura

 

Ninho FLIPF

Convidado

Carlos Leal

 

Conversa com autor/Leitura  - “Histórias de Dona Miúda - A Rainha do Forró” - com o jornalista e escritor baiano Carlos Leal (Oferecimento: Pinaúna Editora)

 

“Histórias de Dona Miúda: a rainha do forró”, de autoria do jornalista e escritor baiano Carlos Leal e com belas ilustrações da artista plástica sergipana Ana Denise, é um livro infantojuvenil escrito a partir da pesquisa que o autor vem fazendo para um livro biográfico sobre a cantora Clemilda. O prefácio é de Mabel Veloso.

DESTAQUE-PROGRAM-FLIPF-NINHO-500x320px-16H00-DOM.png

16h00              Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Conversa com autor

 

Ninho FLIPF

Convidado

Alessandro Marimpietri

 

Conversa com o psicólogo e escritor Alessandro Marimpietri sobre “A Leitura em Família” e Leitura do Livro “Quando Somos um Só” (Oferecimento: Solisluna Editora). Inspirado na experiência de cumplicidade e afeto na relação do autor, Alessandro Marimpietri, e seu filho Lucca, este livro lança luz sobre o relacionamento dos pais com seus filhos, permitindo a ambos o crescimento e a compreensão profunda da vida e de seus significados simbólicos. 

DESTAQUE-PROGRAM-FLIPF-MULTIVERSO-500x320px-10H00-DOM.png

10h00             Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Conversa com Autor
Literatura Fantástica

 

Multiverso

Convidado

Ian Fraser

 

Autor dos romances O sangue é agreste (2016), vencedor do Prêmio Jovem Autor Inédito, pelo Selo João Ubaldo Ribeiro, Noir Carnavalesco, vencedor do III Prêmio ABERST de narrativa longa policial, e da saga Araruama, com campanhas de sucesso no Financiamento Coletivo. Na dramaturgia, escreveu e produziu a peça A máquina que dobra o nada, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Espetáculo Infanto-juvenil, e escreveu o texto original de Ensaio para uma redenção, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Texto. O autor conversa com o público sobre suas obras e sobre a literatura fantástica.

DESTAQUE-PROGRAM-FLIPF-MULTIVERSO-500x320px-11H00-DOM.png

11h00             Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Conversa com Autora “Livros, Séries e Brigadeiro”

 

Multiverso

Convidados

Gabriele Carvalho

 

Bate-papo sobre literatura jovem com a bookstagrammer baiana Gabriele Carvalho. Com quase 70 mil seguidores no instagram, Gabriela dá dicas de livros em sua página e já fez publicidades para editoras como a Rocco, e empresas como a Cinemark.

DESTAQUE-REDE-FLIPF-500x320px-13H30-DOM.jpg

13h30            Local:  Castelo Garcia D'Ávila

 Leitura e lançamento
de livro “O Ritual dos Crânios”

 

Rede de Livros

Convidado

Aguimar Santana

 

Morador de Praia do Forte desde os 14 anos, Aguimar Santana lançou em 2022 o seu primeiro livro “O Ritual dos Crânios”: uma trama que mistura suspense, romance e mistério. Em uma comunidade no litoral norte da Bahia, situações inexplicáveis aconteciam àqueles que tentavam trabalhar na construção da Casa da Torre, residência do maior latifundiário do mundo. Cinco séculos se passaram e o local, então abandonado, atraiu arqueólogos, pesquisadores e exploradores, que foram surpreendidos por uma série de tragédias.

DESTAQUE-REDE-FLIPF-500x320px-14H30-DOM.jpg

14h30            Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Conversa com o autor sobre as obras “O que fizemos com nosso povo?” e “VAMOS PRA VIDA!”

 

Rede de Livros

Convidado

Nankupé Tupinambá Fulkaxó

 

 “Entre Cartas, Crônicas e Textos Jornalísticos - O que fizemos com nosso povo?” é uma análise crítica da influência da comunicação e seus meios de divulgação ao longo de todo período colonial e pós-colonial, desde a carta de Pero Vaz de Caminha até a contemporaneidade, influenciando na formação de um imaginário falso e cruel, desfavorável e mentiroso sobre os povos originários do Brasil. “Entre Textos, Contos, Cantos, Poesias & Poemas - VAMOS PRA VIDA!” é uma Coletânea de textos, contos, cantos, poesias e poemas indígenas de autoria própria, trazendo o sentimento do ser indígena e as diversas situações que afligem e alegram os povos indígenas no Brasil.

DESTAQUE-PROGRAM-FLIPF-MULTIVERSO-500x320px-15H30-DOM.png

15h30              Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Oficina Novas
Slammers

 

Multiverso

Convidada

Lara Nunes

 

Nesta oficina, a poeta Lara Nunes apresenta noções básicas sobre o Slam, seus circuitos e desdobramentos no Brasil, além de oferecer dicas e exercícios de performance e escrita criativa para quem quer ingressar nas batalhas de poesia.

APRES-FLIPF-500x320px-16H00-DOM.png

18h00            Local:  Espaço Baleia Jubarte

Recital da Poesia Tudina
ATiTude CelesTina

 

Apresentação artistica

Convidada

Tina Tude

 

A atriz e ativista Tina Tude traz à FLIPF 2022 um pockett do recital da Poesia Tudina - ATiTude CelesTina, que está inserido no contexto das celebrações pelo centenário do poeta Tude Celestino de Souza, conhecido como o Poeta de Ipitanga e considerado patrono na noção de identidade ipitanguense no território do município de Lauro de Freitas - RMS/BA.

DESTAQUE-REDE-FLIPF-500x320px-10H30-1-DOM.png

10h30            Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Conversa com autoras e Lançamento do livro “Histórias forasteiras II”

 

Rede de Livros

Convidado

Andressa Prazeres
Barbara Uila

 

No princípio eram duas. Andressa dos Prazeres e Bárbara Uila imprimiram o primeiro fascículo de “Histórias Forasteiras” numa impressora caseira. Eram dois poemas, uma ilustração de Dico Punk, lápis de olho sobre papel de rascunho, que por sorte não foi pro lixo junto da ruma de folhas que estragaram até acertarem-se com a impressora, temperamental como todas elas. Era dezembro de 2017 embrasando. As águas rolaram. Muito suor e cerveja. Cinco anos depois, agora são sete que partiram de todo canto e tem como média vivências às duas margens do Paraguaçu: São Felix,  Cachoeira. Tantas histórias de ficar e de partir...

(Oferecimento: Editora Cartonera das Iaiá)

DESTAQUE-PROGRAMACAO-DIA-FLIPF-3-EDICAO-500x320px-MESA-9.png

13h30           Local:  Espaço Baleia Jubarte

 Mesa 9 

Bahia póstudo

 

Canto da Palavra

Convidados(as)

Ayrson Heraclito

Capinan
Everlane Moraes

 

Estética e política, os desafios da cena contemporânea: nesta segunda mesa que vai tratar de modernidade na Bahia, chegamos aos seus desdobramentos no tempo atual com o artista visual e curador Ayrson Heráclito, o poeta e compositor Capinan e a cineasta Everlane Moraes, da nova cena do cinema baiano.

DESTAQUE-PROGRAMACAO-DIA-FLIPF-3-EDICAO-500x320px-FOTO-EDUARDO-MOOD-MESA-10.jpg

16h00           Local:  Espaço Baleia Jubarte

 Mesa 10 

Meu livro de bolso

 

Canto da Palavra

Convidados(as)

Diversas personalidades

 

Convidados dessa terceira edição voltam ao palco para falar de suas leituras de cabeceira: que autor, qual livro serve de inspiração frequente e é objeto de visitas cotidianas?

DESTAQUE-PROGRAM-FLIPF-MULTIVERSO-500x320px-14H30-DOM.png

14h30              Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Conversa com Autor 
“Direitos Humanos na Literatura”

 

Multiverso

Convidados

Saulo Dourado

 

O escritor Saulo Dourado fala de suas obras e da presença de temas como Desigualdade, Direitos humanos e Preservação ambiental na Literatura. Autor premiado, publicou livros “Mailon, o cão que late para o espelho” (2016) e “Super-heróis lavam louça?” (2019), “O autor do leão” (2017, 2ª edição), o romance “O borbulhar do gênio” e as novelas juvenis “Os garotos além da trilha” (2020) e “Amar é uma conexão discada” (2017). Com esta última publicação, foi selecionado para o PNLD Literário 2018 e teve mais de cem mil exemplares distribuídos por bibliotecas escolares de todo o Brasil. 

(Oferecimento: Caramurê Publicações)

DESTAQUE-REDE-FLIPF-500x320px-15H30-1-SEX.jpg

15h30            Local:  Castelo Garcia D'Ávila

Literatura infantil
Um desafio entre a verdade e a fantasia

 

Rede de Livros

Convidadas

Regina Luz 
Patrícia Prisco

 

(Oferecimento: Caramurê Publicações)

DESTAQUE-MULTIVERSO-FLIPF-500x320px-DOM.png

16h30             Local:  Castelo Garcia D'Ávila  

Sarau do
Pôr do Sol & Poesia

 

Multiverso

Convidados(as)

Lucas de Matos
Raíssa Araújo
Hanna Jacobsen
Cíntia Castro

 

Poetas, autores, autoras e artistas desta terceira edição da FLIPF recitam e declamam poemas autorais e de suas preferências. Idealizado pelo comunicador e poeta Lucas de Matos, o Sarau Pôr do Sol & Poesia acontece de forma itinerante e traz diversas linguagens artísticas dialogando com a palavra poética. O projeto já passou por Salvador e Boipeba, e na FLIPF o poeta terá o acompanhamento musical de Raíssa Araújo, a dança da bailarina Hanna Jacobsen e a voz da cantora Cíntia Castro. O microfone será aberto para os presentes também fazerem as suas intervenções.

HIPERIDEAL E ESTADO DA BAHIA APRESENTAM:

ELEMENTOS GRAFICOS FLIPF2-29.png

 Veja a programação completa:

REGUA DE MARCAS SITE FLIPF3-03-03.png