FLIPF - 3ª  edição

De 04 a 07 de agosto 2022, acontece a 3° Edição da FLIPF, no Castelo Garcia D'Ávila em Praia do Forte. No formato presencial, serão diversas atividades como mesas literárias, apresentações artísticas, programação infantil, oficinas e muito mais.

destaque-flipf3.png

A terceira edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte apresenta ao público o instigante tema “Bahia Moderna Bahia” e tem como curadora, este ano, a jornalista e escritora baiana Joselia Aguiar. “No ano do centenário da Semana de Arte Moderna, não queremos apenas reviver os ecos vanguardistas do movimento paulista, mas sobretudo destacar as expressões modernas baianas de múltiplos aportes e influências que floresceram sobretudo nas décadas seguintes”, afirma a curadora. A FLIPF (lê-se fli-pê-éfe) vai acontecer de 04 a 07 de agosto, em formato presencial na Praia do Forte (Mata de São João-BA).

 

Estarão em pauta tanto as iniciativas surgidas na sequência ao evento paulista, como a revista Arco & Flexa e a Academia dos Rebeldes, na Salvador de fins da década de 1920, assim como a arte, a música, a literatura e o cinema modernos que são produzidos posteriormente, entre as décadas de 1940 e 1960, um período de efervescência que somou à paisagem baiana acontecimentos culturais como o ateliê de Mário Cravo e seus visitantes do Brasil e do exterior, o MAM de Lina Bo Bardi, a ficção de Jorge Amado e a poesia de Myriam Fraga, o cinema de Glauber Rocha, o experimentalismo de Walter Smetak, apenas para citar alguns dos muitos nomes.

 

Com uma programação intensa que acontecerá no Castelo Garcia D'ávila, onde está situada a primeira edificação fortificada e única construção das américas com características medievais, erigida em 1551, no alto da Colina de Tatuapara, na Praia do Forte, o evento conta com atividades para todos os públicos.


Chegando a sua terceira edição, a FLIPF enfatiza o seu compromisso em contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda 2030 da ONU, através de ações que possam colaborar para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030, como os Objetivos: 4. Educação de Qualidade; 5. Igualdade de Gênero; 10. Redução da Desigualdades; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12. Consumo e Produção Responsáveis; 14. Vida na água; 15. Vida Terrestre; 17. Parcerias e Meios de Implementação. Buscando inserir de forma pragmática a comunidade local e da região do entorno da Praia do Forte, a FLIPF desenvolve atividades que integram a cultura, as escolas e associações, de forma orgânica, para que todos sejam parte integrante do projeto e assim potencializem os efeitos positivos destas ações na comunidade.

FLIPF - 2ª  edição

Sucesso em 2019 a Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF) aconteceu de 24 a 28 de fevereiro de 2021.  O evento reuniu autores consagrados e novos talentos da literatura nacional e internacional, incentivando a leitura e valorizando a produção literária. Nestes cinco dias, com mesas temáticas, apresentações artísticas, lançamentos de livros, saraus, contações de histórias, atividades infantis, oficinas diversas e feira virtual de livros.

Esta foi a segunda edição do evento, desta vez em formato virtual, e curadoria do escritor e pesquisador Braulio Tavares. A FLIPF irá realizar dez mesas temáticas envolvendo escritores, pensadores, ilustradores, editores, com enfoque principal na literatura, fomentando a capacidade de discernimento, de reflexão e de criatividade em todo o público interessado. Os lançamentos de livros serão uma oportunidade para os autores divulgarem seus trabalhos, contar um pouco de suas histórias e suas inspirações.

Nesta edição especial, os espaços virtuais que serão exibidos através do canal da FLIPF no Youtube, além das mesas literárias, as programações paralelas, alcançarão o público onde eles estiverem ampliando ainda mais o acesso aos conteúdos e apresentações. As atividades serão intercaladas com conteúdos sobre a Praia do Forte, para que o público possa se sentir mais próximo deste local que é o grande charme do evento.  

Ao todo serão 50 horas de programação e mais de 100 atividades com 10 mesas literárias, 40 lançamentos de livros e conversas com autores, 05 saraus literários e batalha de Slam. Apresentações artísticas de música, artes cênicas e manifestações culturais. Para as crianças, contações de histórias, apresentações artísticas, bate-papos com autores. Também foram programadas oficinas de escrita criativa, produção gráfica e de poesia.

A 2ª FLIPF é uma realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural, e tem a LDM como a livraria oficial do evento. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

FLIPF - 1ª  edição

Um evento que reuniu escritores, letristas e pesquisadores notórios e novos talentos da literatura local, nacional e internacional no balneário da Praia do Forte, localizado no Litoral norte da Bahia. Nesta primeira edição, a curadora convidada foi a escritora e poeta Alice Ruiz, e contou com mesas literárias, sessões de autógrafos lançamentos de livros, contações de histórias, slams e saraus, feira de editoras baianas, e experiências gráficas, apresentações artísticas e culturais, oficinas e atividades infantis.

É com muita honra e gratidão que encerramos a primeira edição da FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte. Um projeto idealizado e realizado por nós, da Trevo Produções da Gabiroba Cultural, mas que contou com muitas mãos e com a confiança de muita gente, as quais seremos eternamente gratos. 

Além do grande incentivo à leitura em toda a comunidade do entorno da Praia do Forte (Mata de São João-BA), este evento contribui para a geração de renda, beneficiando também o comércio e o setor turístico. A FLIPF contou com a participação efetiva da população local e estimulou atividades extracurriculares voltadas para o incentivo à leitura e à escrita nas escolas da região da Praia do Forte e do entorno. Além do público de visitantes e turistas, o evento contou com a participação de mais de 1300 estudantes da rede particular e pública de ensino de Mata de São João contribuindo para o desenvolvimento social, educacional e cultural local.

As dificuldades de se realizar a primeira edição de um evento desta importância não nos fez desacreditar na potência deste projeto e esta acabou se tornando uma grande oportunidade de muitos aprendizados pra gente pois foi necessário que contássemos com o apoio de muitas pessoas, instituições, empresas, se tornando um evento colaborativo. Cada um se doando como podia, contribuindo de alguma forma, desde os pequenos aos grandes apoios foram fundamentais para que pudéssemos viabilizar a realização desta primeira edição. E é fortalecedor e gratificante pra gente ver e sentir a confiança de tantas pessoas em nós, duas produtoras que possuem grandes sonhos!

A FLIPF chegou para ficar e para somar a este lindo movimento de incentivo à leitura e à produção literária que tem se espalhado pelo nosso país, e especificamente pelo nosso estado da Bahia. Nesta primeira edição foram realizadas 11 mesas literárias com a participação de 39 convidados, 12 Contações de histórias, 10 Oficinas para crianças e para adultos, 13 experiências gráficas, 14 shows e apresentações artísticas, 7 Saraus e recitais poéticos, 2 exposições, 7 lançamentos de livros e conversas com autores e 7 Performances e apresentações culturais, reunindo um público de 7000 pessoas ávido por conhecimento e por cultura.

IMG-DEPOIMENTOS-FLIPF-1.png

“Fiquei muito feliz e impressionada com a qualidade deste evento: programação completa e de excelente conteúdo, atividades para todas as idades, ótima divulgação na mídia e um público de ótimo nível! Tenho certeza que a FLIPF terá vida longa e muito sucesso! Parabéns a todos os envolvidos!”

Rosa, proprietário do
Hotel Via dos Corais.

Siga-nos no YouTube

371907120_YOUTUBE_ICON_TRANSPARENT_400.g

Inscreva-se no nosso canal.