Canto da Palavra
Vidas em português
Mesa 3
5 de maio de 2023
|
18:00
Convidados(as): Ana Saramago Matos e Maria João Amado
Reunir vontades em torno de um sonho comum e sonhar em língua portuguesa: a amizade entre dois grandes escritores que ajudaram a internacionalizar nosso idioma, José Saramago e Jorge Amado, bem como a produção das duas convidadas são os eixos da conversa entre Ana Saramago Matos, curadora da Fundação José Saramago, e a publicitária e gestora cultural Maria João Amado, que compôs a equipe de catalogação e transformação da casa de Jorge Amado e Zélia Gattai em Memorial.
Mediação: Marielson Carvalho

Marielson Carvalho
Autor e Professor
Marielson Carvalho é mestre (UFPB) e doutor (UFBA) em Literatura e Cultura.
Autor de dois livros sobre Dorival Caymmi (Acontece que eu sou baiano: identidade e memória cultural no cancioneiro de Dorival Caymmi, EDUNEB, 2009; e Caymmianos: personagens das canções de Dorival Caymmi, EDUNEB, 2015).
É professor de Literatura e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas e Baianas (UNEB). Prepara atualmente um livro sobre Angélique Kidjo, cantora e compositora do Benim, a partir de três álbuns seus com referências à música afrodiaspórica no Brasil, no Caribe e nos Estados Unidos. É fotógrafo com interesse em festas populares e patrimônio histórico.

Maria João Amado
Publicitária
Maria João Amado é redatora publicitária, com especialização em redes sociais e atuou por 10 anos no mercado publicitário baiano. Trabalhou também na catalogação e transformação da casa de Jorge Amado e Zélia Gattai em Memorial e está engajada, desde o início, nesse projeto.
Atualmente faz parte da equipe de gestão e dinamização de 5 ativos culturais da Prefeitura Municipal de Salvador: Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia, Espaço Carybé de Artes e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.

Ana Saramago Matos
Curadora
Lisboa, 1972. Vive e trabalha em Lisboa.
Fundadora e directora da Galeria das Salgadeiras fundada a 4 de Julho de 2003.
Co-Fundadora e Membro da “Isto não é um Cachimbo. Associação”, fundada em 2014.
Co-Fundadora do “PIPA — Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga”, criado em 2021.
Co-Fundadora do “MAPA DAS ARTES”, criado em 2016.
Co-Fundadora do “Bairro das Artes — A Rentrée Cultural da Sétima Colina de Lisboa”
[2010-2019].
Membro Fundador e Vice-Presidente da Direção da Exhibitio — Associação Lusa de Galeristas.
Curadora da Fundação José Saramago, desde a sua criação em 2007.
Mestre em Estudos Curatoriais, com classificação Muito Bom (18 valores) pela Faculdade de
Belas Artes da Universidade de Lisboa, com a dissertação intitulada «Que galeria para o século XXI? - Uma possível reflexão», com orientação da professora Bárbara Coutinho e co-orientação do professor José António Fernandes Dias.
Formou-se em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico em 1995 e, nos anos
seguintes, exerceu essa actividade a tempo inteiro.