top of page

Rede de Livros, Multiverso FLIPF

Performance Artística

Sarau da Onça

17 de maio de 2024

|

19:30

O Coletivo Sarau da Onça atua em Sussuarana (Novo Horizonte) há mais de 12 anos. O Sarau da Onça nasceu da necessidade de contrapor as estatísticas e quebrar estereótipos, mostrando que a periferia é um polo de cultura e educação e vai além das notícias sensacionalistas, veiculadas por parte dos meios de comunicação.

O Sarau da Onça foi o primeiro a se articular dentro dos movimentos de arte e literatura na periferia de Salvador. Esse movimento foi criado a fim de sensibilizar as pessoas da comunidade para com os problemas que esta possui. A arma utilizada são as palavras da boca dos poetas e poetisas das baixadas e vielas do bairro. Liderado por Sandro Sussuarana e Evanilson Alves, o sarau mostrará seu repertório poético e sua potência nos palcos da FLIPF.

Sarau da Onça

O Coletivo Sarau da Onça atua em Sussuarana (Novo Horizonte) há mais de 12 anos. O Sarau da Onça nasceu da necessidade de contrapor as estatísticas e quebrar estereótipos, mostrando que a periferia é um polo de cultura e educação e vai além das notícias sensacionalistas, vinculadas por parte dos meios de comunicação.

O bairro é rodeado por manifestações artísticas e culturais produzidas e realizadas pelos próprios jovens da comunidade, porém, essas manifestações precisam ser reconhecidas e valorizadas.

O Coletivo Sarau da Onça, nessa perspectiva, ocupa um lugar de profundo impacto social , atraindo jovens e adolescentes para atividades culturais, a exemplo da dança, música, poesia, teatro etc... Potencializando o protagonismo e à cidadania por meio de imersões artísticas e culturais. O Sarau da Onça desempenha suas atividades com o apoio do CENPAH, (Centro de Pastoral Afro Padre Heitor Frisotti, localizado na Rua Albino Fernandes, N°59 C - Novo Horizonte que cede o espaço físico e equipamentos necessários para realização das atividades, como forma de fomentar o contato da população com as diversas linguagens artísticas que permeiam o universo da comunidade de Sussuarana, para divulgação e preservação da cultura popular em seu território.

As ações do Sarau da Onça ocorrem quinzenalmente na comunidade de Sussuarana e integra uma rede de ações afirmativas, uma agenda cultural que, fundada nas questões sociais, promove um diálogo na cidade que integra jovens pertencentes a diferentes territórios, entretanto vivenciam experiências comuns na sua relação com a cidade. Realizado por Jovens do bairro de Sussuarana, o Sarau da Onça potencializa debates qualificados sobre as condições de vida dos jovens de periferia e de demais moradores, tendo na centralidade a poesia.

O Sarau da Onça desenvolve ainda: Imersões poética e cultural, Slam (batalha de poesia), Caminhadas da consciência negra, e contra a violência e extermínio de Jovens, seminário e rodas de conversa temática, cursos livres de escrita criativa, festival de arte e cultura etc...

Em 12 anos de resistência, o Sarau produziu cerca de 6 livros, entre coletivos e individuais. Sendo três destes da coletânea "O diferencial da favela poesias e contos de Quebrada.

Além de ser um coletivo que impulsionou a criação de dezenas de Sarau na periferia de Salvador.

bottom of page