Multiverso FLIPF
Quadrinhos na Bahia. Duas editoras que fazem dos baianos bons leitores de HQ.
Lançamento de livros
5 de maio de 2023
|
17:00
Convidados: Ricardo Heavy - Jacuype Comics, Marcelo Fontana - Editora Trem Fantasma
Você sabia que existem duas editoras de quadrinhos na Bahia? Pois bem, a Jacuype Comics e Trem Fantasma são editoras baianas especializadas na nona arte. As duas estarão no Multiverso FLIPF para falar sobre seus catálogos, lançamentos e sobre a cena de quadrinho baiano, além de debaterem o lugar da cultura nerd na construção de uma literatura que seja mais atraente para os jovens.
Mediação: Anderson Shon

Marcello Fontana
Professor e roteirista
Marcello Fontana é professor universitário, roteirista, tradutor e editor de histórias em quadrinhos. Nascido em Divinópolis/MG, radicou-se em Salvador/BA em 2008. Publicou seus primeiros fanzines ainda em Minas Gerais, no final da década de 1990. Publicou em antologias internacionais no Brasil e em Portugal. Roteirizou dezenas de HQ´s, entre elas, São Jorge da Mata Escura (2011), indicado na categoria de quadrinho independente no Festival de Angouleme/França, Olhos de Cristal (2015), a série Never Die Club (2017-) e Trovões no Rio Negro (2018). Traduziu grandes nomes dos quadrinhos mundiais, como Hugo Pratt, Enrique Breccia, Juan Díaz Canales e Carlos Trillo. É co-fundador da Editora Trem Fantasma (2020), editora baiana de histórias em quadrinhos, que hoje, figura entre as mais importantes do Brasil.

Anderson Shon
Escritor, poeta e quadrinista
Curador FLIPF da Programação Jovem no Espaço Multiverso FLIPF
Anderson Shon é escritor, poeta, educador, quadrinista e super-herói nas horas vagas. Shon é autor dos livros Um Poeta Crônico (2013), Outro Poeta Crônico (2019), A Despedida do Super Futuro (2020) e Quando As Borboletas Saem do Casulo (2022). Também tem participação nas coletâneas de contos Artistas Liberais e Tudo É Verdade, Menos Aquela Parte.
Escreve para a coluna Todo Mundo Odeia o Shon, espaço no site Jovem Nerd, onde fala sobre cultura pop relacionando com questões afrocentradas. Já passeou pelo mundo do podcast, através do "O Que Você Está Lendo?", programa de entrevista que caminhava pelas referências literárias dos entrevistados e entrevistadas.
O autor teve o conto O Dia do Yuri adaptado para o audiovisual pela CloudFilmes, o mesmo pode ser encontrado no youtube. O conto, que é de 2015, ganhou uma continuação em 2020; O Dia do Yuri 2. Anderson Shon é figurinha carimbada em saraus de Salvador e em festas literárias pela Bahia (Flifs, Flica, Flipelô, Fita, FliPF), sendo um dos destaques da Bienal do Livro de Salvador em 2020. Esse reconhecimento do seu trabalho levou a CCR Metrô Bahia expor suas poesias na exposição Poesia Sobre Trilhos, na Estação Acesso Norte.
O futuro reserva muitos projetos, por isso Shon continua evitando alface no almoço, para que não sinta sono pela tarde

Ricardo Heavy
Escritor e professor
Ricardo Heavy, nascido em Riachão do Jacuípe-Ba, é mestre em Estudos Literários, professor, escritor e quadrinista. Publicou os quadrinhos Beto Bordello (Jacuype Comics, 2020), Sr. Sisal: Riachão em Chamas (Jacuype Comics, 2021), Tiete Rubra (Jacuype Comics, 2021), Um moedor de carne no lugar do coração (Jacuype Comics, 2021), além das edições regulares de Barriguda Rex (no momento, em seu terceiro número) e da graphic novel Rodoviária (Jacuype Comics, 2022), financiada pelo Catarse. Colaborou com diversas publicações especializadas como Revista El Perro Feo 2 (Escória Comix, 2022), Sarcófago X (Kayber Editora, 2022) e Almanaque Sinerverso 1 (Sinerverso Produções, 2022). Em 2020 e 2021, participou, de forma remota, de mesas na Comic Con Experience (CCXP). Tem ministrado oficinas de roteiro para histórias em quadrinhos em eventos como a FLIFS e a SNLB. Posta, regularmente, tirinhas no perfil Caixão e Covinhas (@caixaoecovinhas) no Instagram.