Multiverso FLIPF
Quadrinhos, memes e tirinhas: As leituras que também são leituras.
Mesa
7 de maio de 2023
|
13:45
Convidados: Daniel Cesart, Marcelo Lima, Petit Abel
Ler é um processo vasto. Achar que a leitura está somente associada ao texto escrito é um erro, principalmente com as diversas formas de manifestação da criatividade a partir dos gêneros que são mais baseados em ilustrações. Iremos falar sobre as diversas formas de leituras a partir das experiências do roteirista de quadrinho Marcelo Lima, do ilustrador Petit Abel, e do quadrinista Daniel Cesart.

Petit Abel
Ilustrador
Petit Abel - Artista baiano que traduz em ilustrações, as dores e as delícias de ser brasileiro. Seu trabalho é marcado pela abordagem dos temas mais quentes da web. Com um traço cartunesco, seus personagens ganham formas representativas, evidenciando assim a pluralidade do povo brasileiro.
“Gosto quando as pessoas se vêem representadas, seja por um biotipo, uma crença, um objeto ou um meme. A arte nos dá essa liberdade de inventar e reinventar, proporcionando assim, uma cadeia de sentimentos.”

Marcelo Lima
Roteirista e professor
Nerd negro, baiano do signo de Capricórnio, roteirista e professor de HQs e Audiovisual e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Recebeu o Prêmio João Ubaldo Ribeiro da Prefeitura de Salvador (2017) pela adaptação para HQ do romance “O Bicho que Chegou a Feira”, de Muniz Sodré, o Troféu Angelo Agostini na categoria melhor HQ pela obra “Lucas da Vila de Sant”Anna da Feira” (2011) e duas indicações de melhor HQ independente no HQ Mix.. Participou do Colaboratório Criativo, iniciativa de inclusão profissional de roteiristas negros com apoio da Netflix. Escreveu a série animada Auts (Takapy), exibida na PlayKids, TVE e TV Cultura. Cocriou as séries animadas Pequenos Narradores (Takapy) exibida na TV Aratu, e Galera da Praia (Griot Filmes/Tamar/Studio Belli), a ser exibida na TV Rá-Tim-Bum. Foi roteirista das séries Formula Dreams (Story Productions/SP), Beliche Voador (Plot Kids/SC); e a segunda temporada da série animada Mundo Ripilica (Marisol/SP), exibida na Discovery Kids e Amazon Prime; foi head writer de desenvolvimento de universo ficcional do personagem Nenê do Zap (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal) a partir de argumento coescrito com Anna Muylaert; escreveu o argumento para filme documentário derivado do álbum QVVJFA?, do rapper Baco Exu do Blues; desenvolveu seu primeiro longa live-action Caindo no Mundo, uma comédia universitária passada em Salvador e voltada para o público jovem adulto com financiamento da Netflix e supervisão de roteiristas desta plataforma; foi roteirista na Conspiração Filmes entre 2021 e 2022, onde desenvolveu projeto de série chefiado por Lázaro Ramos. Atualmente desenvolve o projeto transmídia Os Afrofuturistas, financiado pela SECULT/BA e pelo Itaú Cultural, com HQ a ser lançada em Abril de 2023 pela Editora Veneta; escreve série voltada para o público teen para a Disney+ com produção da Boutique Filmes. Portfólio: https://www.marceloroteiros.com/

Daniel Cesart
Ilustrador e quadrinista
Daniel Cesart é baiano, ilustrador e quadrinista, formado em Artes Visuais. Co-criador e diretor de arte do espetáculo Dança em Quadrinhos, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009. Em 2013 e 2015, participou da coletânea Máquina Zero, volumes 1 e 2, com histórias curtas e como designer responsável pelas peças gráficas. Em 2015, 2017 e 2018, letreirou as revistas Never Die Club, volumes 1 e 2 e Never Die Club - A Cosmonauta. Em 2016, diagramou a revista Paxuá e Paramim de Carlinhos Brown. Em 2018, diagramou a revista Conto dos Orixás. Em 2021, ilustrou o jogo de tabuleiro Livres para a Sinergia Games. Em 2023, vai lançar Estados Unidos da África, história em quadrinhos produzida junto com Anderson Shon.