Rede de Livros
Pensando e sonhando feito criança
Bate papo
5 de maio de 2023
|
14:00
Convidadas: Maria Luiza Santos [LIVRO Caderno de Identidade de Serena Kiza] (EDITUS)
Elisa Oliveira [LIVRO Perguntas de Cor, Coleção Convenção das Corujas] (EDITUS)
Carolina Lima [LIVRO Lunáticos] (UEFS EDITORA)
Bate-papo que reúne autoras que trabalham com temáticas necessárias como migração, antirracismo, afeto, adoção, autoconhecimento, diversidade e amizade.
Mediação: Deko Lipe

Carolina Lima
Bióloga
Carolina Oliveira de Cerqueira Lima
Doutora em Biotecnologia pela UEFS, onde também realizou graduação e mestrado, Carolina é educadora na Rede Estadual da Bahia e Analista Universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), locada no Observatório Astronômico Antares (OAA), realizando atividades de popularização da Ciência. É escritora e acaba de lançar o livro infantojuvenil, "Lunáticos", publicado pela UEFS Editora.

Elisa Oliveira
Escritora
Graduada em Filosofia. Especialista em Epistemologia e fenomenologia e em Psicologia Social. Professora servidora pública do Estado da Bahia. Professora de Filosofia para e com crianças. Escritora de 17 livros, 13 deles adotados em
escolas da Bahia e Rio de Janeiro. Apresentou seu projeto Aprendiz de Filósofo no Edutalk - I Fórum de Educação da Bienal do Livro Rio 2019. Sua coleção Convenção das Corujas foi selecionada para o “Pé de livros” da Flipinha - FLIP 2022. Editora na revista Vixi Bahia. Curadora do I Tour Histórico Literário de Ilhéus. Idealizadora do clube de escritores Vixi Bahia Literária. Participa dos coletivos literários “Liga do Dendê: circuito de literatura preta infantojuvenil baiana e InBaLê: literatura para as infâncias.

Maria Luiza Santos
Professora
Maria Luiza Silva Santos - Professora Titular de Sociologia da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus/Bahia. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Mestre em Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Migrações e Refúgio - os muros e as pontes do Brasil do século XXI e líder do grupo de pesquisa CNPQ - Observatório das Migrações do estado da Bahia. Pesquisadora e escritora de livros acadêmicos embasados nas temáticas das migrações e do refúgio a exemplo de: O quibe no tabuleiro da Baiana: uma reflexão sobre a imigração síria e libanesa e o turismo cultural em Ilhéus, Fluxos contemporâneos: capital humano e acadêmico-cultural reconfigurando a região do cacau e Tarfi na estrada: ficção e realidade na trajetória de refugiados e livros infanto-juvenis: Tonico descobre que é de todo lugar; As viagens de Carola Migrista; Intercambiando com Demétrius e Felipa e Cadernos de identidade de Serena Kiza.

Deko Lipe
Escritor
Deko Lipe é soteropolitano, ator, escritor, criador de conteúdo literário no Primeira Orelha, onde fala sobre literatura infantil, infanto-juvenil e com representatividade LGBTQIAP+. É autor dos livros o livro infanto-juvenil “Meus pais e eu” (2019) e o infantil ilustrado “O brincoder de Pepe” (2022), além de ter participações nas coletâneas "Vozes Nordestinas" (2021), "Gordes" (2021), entre outras, e tem contos publicados na Amazon.