Ninho FLIPF
O Voo da Xica
Contação de História e Oficina com a Autora
4 de maio de 2023
|
13:00
Convidada: Lucianna Ávila
A autora Lucianna Ávila contará a história do seu livro “O voo da Xica”, acompanhada pelo músico Marcos Bezerra e realizará com as crianças a “Oficina de Asas”. A história fala sobre superação de medos e conquista de sonhos, destacando a importância da coragem e da amizade.

Lucianna Ávila
Professor
Lucianna Ávila, professora na educação infantil e ensino fundamental 1 em escolas da rede particular de Salvador, contadora de histórias e escritora. Uma escutadora, investigadora e eterna admiradora da cultura, arte e infância, em especial da criança que há em cada um de nós! Pedagoga e Analista de Sistemas, Especialista em Psicopedagogia, Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas e Computação Gráfica, cursando Pós- graduada em Literatura Infantil e jjuvenil. Membro da Academia de Letras da Bahia (ALB-Ba) e Academia Internacional Mulheres das Letras (AIML). Formada em Narração Oral pela Escola Itinerante de Clara Haddad (Portugal), participante de Coletâneas e Festas Literárias nacionais e internacionais, membro do projeto Conto das 7 Mulheres, do grupo Contadeiras e dos coletivos Cardume (Contação de História) e Farol da Leitura (Autoras de Literatura Infantil e juvenil da Bahia). Autora dos livros O Voo da Xica e Domingos da Luz e do ebook Semente de Enchente.

Marcos Bezerra
Músico
Marcos Bezerra, inquieto e criativo, músico, professor, violonista, guitarrista, arranjador, diretor musical, amante e pesquisador da música, principalmente da afro-brasileira. Estudou no Colégio Deputado Manoel Novaes, referência na área de música, e continua sua formação na Universidade Católica do Salvador. Encontra-se em fase de produção do seu primeiro livro “Brasil- Baianidade – A Guitarra na Música Afro-Baiana” que aborda ritmos afro- brasileiros, especialmente os afro-baianos. Ganhador do Prêmio de melhor arranjo no 12o Festival de Música da Educadora FM, 2014 com a música Flor D ́Água. Apresenta larga pesquisa de campo em ritmos brasileiros tendo desenvolvido um saber genuíno e de raiz nessa área, além do profundo conhecimento técnico gerado a partir do estudo e da experiência prática em shows e gravações de artistas renomados como Mariene de Castro, Roberto Mendes, Raimundo Sodré, Magary Lord, Lazzo Matumbi, Harmonia do Samba, Juliana Ribeiro, Clécia Queiroz, Grupos Canastra Real e Corrupio, além da educadora, etnomusicóloga Lydia Hortélio.