top of page

Canto da Palavra

Mesa

O Rio Como Metáfora

18 de maio de 2024

|

21:00

Convidada: Carla Madeira (MG)
Mediação: Mariana Paiva

Algumas histórias parecem ganhar vida própria e traçar seus caminhos à revelia de quem as escreveu. A escritora Carla Madeira, autoria de Tudo é rio, bem sabe disso. Sucesso de vendas desde o seu lançamento em 2014, seu livro de estreia confirma que o percurso de um livro, como as águas do rio quando deságuam no mar, só se faz quando este encontra seus leitores e leitoras. A autora é a convidada desta mesa que terá a mediação da jornalista e escritora Mariana Paiva.

Carla Madeira

Escritora e Professora

Formada em jornalismo e publicidade, Carla Madeira nasceu em 1964 em Belo Horizonte, onde ainda reside. A escritora trabalhou como professora de redação publicitária na Universidade Federal de Minas Gerais e é sócia e diretora de criação da agência de comunicação Lápis Raro, baseada na capital mineira.

Em 2014, lançou pela editora Quixote-Do seu primeiro romance Tudo é rio, que se tornou um dos maiores sucessos editoriais, superando a marca dos 200 mil exemplares vendidos. A obra conquistou os leitores aos poucos: quem lia gostava e indicava. Em 2018, a escritora Martha Medeiros dedicou sua coluna na revista ELA ao livro e sacramentou: “’Tudo é rio´ deixa evidente que ela chegou para ficar – é a revelação literária do ano.” Diante da repercussão, o romance ganhou nova edição pela Editora Record em 2021.

Quatro anos depois de sua bem-sucedida estreia literária, a autora fez sua segunda investida na ficção com o lançamento de A natureza da mordida também lançada originalmente pela Quixote-Do. Com boas críticas publicadas na imprensa e recepção calorosa dos leitores, a primeira tiragem se esgotou em menos de um ano. A obra ganhou em 2022 uma nova edição pela Record.

Em 2021, a autora publicou pela mesma editora seu aguardado terceiro romance, “Véspera”, obra em que investiga as entranhas de uma família destroçada. Neste período, alcançou a posição de autora brasileira mais vendida da atualidade. Um feito e tanto.

Mariana Paiva

Escritora e Jornalista

Mariana Paiva é escritora, jornalista e consultora de diversidade, equidade e inclusão. Baiana de Salvador, é autora dos livros “A poeta que rimou o mar” (Caramurê, 2023), “Vermelho-Vida” (Patua, 2018), “Canto da rua” (Penalux, 2016), “Damário Dacruz: um homem, uma surpresa” (Edições ALB, 2015), “Lavanda” (Kalango, 2014) e “Barroca” (P55 Edição, 2011). Venceu o Prêmio Caymmi de Música com a composição de “Ondas”, na categoria Melhor Música no Voto Popular, feita em coautoria com Bruno Masi. É mediadora e curadora do Clube do Livro da LDM, em Salvador/BA. É formada em Jornalismo e em Letras, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Teoria e História Literária na Unicamp, e está no instagram como @marianapaivacultura.

bottom of page