top of page

Canto da Palavra

O futuro já esteve aqui

Mesa 4

5 de maio de 2023

|

21:00

Convidados(as): Ailton Krenak e Rafael Xucuru-Kariri

Qual futuro possível, como cria-lo: essa conversa sobre passado, presente e destino da humanidade reúne o filósofo originário e escritor Ailton Krenak, um dos mais importantes intelectuais da atualidade, e o cientista político, Rafael Xucuru-Kariri, coorganizador de Cartas para o Bem Viver, livro de cartas de indígenas e não indígenas que versam sobre o desejo de encontro com o Bem Viver.

Mediação: Suzane Lima Costa

Suzane Lima

Doutora em Letras

Suzane Lima

Doutora em Letras (Teorias e Crítica da Cultura e da Literatura) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com atuação no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura (UFBA). Desenvolve pesquisas sobre cartas, retratos, biografias e autobiografias dos povos indígenas e coordena o Núcleo de Estudos das Produções Autorais Indígenas (NEAI - UFBA)

Rafael Xucuru-Kariri

Cientista Político

Rafael Xucuru-Kariri é Cientista Político, doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Analista de Políticas Sociais do Ministério da Educação. Filho da nação Xucuru-Kariri.

Ailton Krenak

Escritor, filósofo e poeta

Um dos intelectuais brasileiros mais importantes da atualidade, o escritor, filósofo e poeta Ailton Krenak está confirmado na 4ª FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte. AILTON KRENAK nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Entre as suas obras estão os livros “Ideias para adiar o fim do mundo”, “O amanhã não está à venda", “A vida não é útil” e o mais recente “Futuro Ancestral”, pela Companhia das Letras.

bottom of page