Rede de Livros
No rastro da poesia urbana
Bate papo
5 de maio de 2023
|
19:00
Convidados: José Francisco Paranaguá LIVRO Diálogos com a Cidade: O que dizem os poetas do spray? (PINAÚNA) Paulo Sérgio Silva Paz LIVRO Nóis por nóis: poesia e resistência nos saraus periféricos de Salvador. (EDUNEB)
Conversa com os autores Francisco Paranaguá e Paulo Sérgio Paz, que publicaram pesquisas recentes sobre escritores e poetas urbanos, traduzidos em fotografias e escritos. O diálogo sobre a arte produzida pelos escritores do spray e poetas dos saraus será mediado pelo escritor Evanilton Gonçalves.
Mediação: Evanilton Gonçalves

José Francisco Paranaguá
Escritor
José Francisco Paranaguá Guimarães, tag JFParanaguá, 76 anos, natural de Salvador, residente e domiciliado na Avenida Anita Garibaldi, 2592, edifício Bella Morena, ap 902, bairro de Ondina, aposentado, blogueiro, escritor, repórter fotográfico/Arfoc Bahia (free lancer), trabalhei na Assessoria de Comunicação Social da Embasa, Coordenador do Museu Arqueológico, atual Museu do Saneamento da Embasa Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A e assessor de Relações Públicas da CERB Companhia de Engenharia Rural da Bahia, atual Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia.
Assistente do colunista Carlos Alberto Reis (Asa Delta e Naútica) Jornal A Tarde, criação e edição do Catálogo Graffita Salvador da Prefeitura Municipal do Salvador; autor, criação e curadoria da exposição fotográfica A Arte na Rua, autor, criação e edição do livro A Arte na Rua - Resgates de Intervenções Artísticas em Salvador, lançado em 2017 e do livro mais recente a ser lançado sob o título Diálogo com a Cidade: O que dizem os poetas do spray!

Paulo Sérgio Silva Paz
Autor
Paulo Sérgio Paz
Pai da pequena Julia Paz, de 9 anos. Mestre em Estudo de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) pela Universidade do Estado da Bahia (2020). Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Jorge Amado (2015), e atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (PPGCC/UNEB). Membro do grupo de pesquisa NUTOPIA - Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial. Desenvolve sua pesquisa em torno das poéticas periféricas nos saraus, slams e nas ruas da cidade do Salvador. Autor do livro: Nóis por Nóis: Poesia e Resistencia nos Saraus Periféricos de Salvador, pela EDUNEB.

Evanilton Gonçalves
Escritor
Evanilton Gonçalves nasceu em Salvador, Bahia, onde reside. Participou, como escritor convidado, de diversos eventos nacionais e internacionais. Já teve contos publicados em diversas revistas e antologias dentro e fora do Brasil. Publica crônicas no jornal A Tarde. Editou, junto com o poeta Ricardo Aleixo, a revista de literatura Organismo no 8. Publicou o livro de prosa curta Pensamentos supérfluos: coisas que desaprendi com o mundo (Paralelo13S, 2017, segunda edição em 2019) e o romance O coração em outra América (Paralelo13S, 2021).