top of page

Ninho FLIPF

Nascidos para ler: a formação de leitores desde o colo

Mesa

7 de maio de 2023

|

12:00

Convidadas: Bel Santos Mayer, Anna Cunha e Lulu Lima
Mediação: Emília Nuñez

A educadora e escritora Bel Santos Mayer e a escritora e editora Lulu Lima conversam sobre a formação de leitores, com a mediação de Anna Cunha.

Lulu Lima

Autora

Lulu Lima é natural da Bahia, Brasil, e sempre foi amante das palavras. Formou-se em publicidade, em Salvador, e trabalhou muitos anos como redatora nas principais agências de São Paulo. Quando criança, escrevia muitas histórias, sempre guardadas com carinho pela sua avó Clélia, e anunciava aos quatro ventos que seria escritora. Mas foi só depois de um longo caminho percorrido, que este sonho de infância despertou no peito de Lulu. Ela publicou seu primeiro livro infantil, A menina da Voz Amarela, e não parou mais, fundando a sua própria editora, a Mil Caramiolas, em São Paulo. Hoje, Lulu é autora e editora de mais de vinte livros infantis, com traduções de suas obras em países como Suíça, França, Alemanha, Espanha e Turquia. Lulu tem também obras indicadas ao prêmio Jabuti e recebeu, em 2022, o selo “Altamente Recomendáveis” da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil) por seus dois livros mais novos, “Menino Baleia” e “Será?”. Uma de suas obras, o Menino e o Mar, foi transformada em filme pela Rio Cinema e concorrerá nos festivais de curta-metragem pelo mundo. Lulu tem um olhar generoso e respeitoso para a infância e acredita no poder da criatividade para transformar o mundo e a realidade de cada um.

Emília Nuñez

Escritora

Curadora FLIPF da Programação infantil no Espaço Ninho FLIPF

Emilia Nuñez é baiana, escritora de literatura para infância, sócia da editora Tibi e criadora do projeto de incentivo à leitura "Mãe que Lê". Compartilha dicas de livros infantis no Instagram @maequele e é professora da plataforma espanhola Doméstika, onde ministra um curso sobre criação e publicação de livros infantis. É integrante do InBaLê, literatura baiana para infâncias.

Bel Santos Mayer

Educadora social

Bel Santos Mayer é educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC, co-gestora da Rede de Bibliotecas Comunitárias LiteraSampa. Mestra em Turismo (EACH/USP), Licenciada em Ciências/Matemática e Bacharel em Turismo (UAM), tem especialização em Pedagogia Social. Curadora da 11ª Edição do Prêmio São Paulo de Literatura, do Conselho Curador do 63° e 64° Prêmio Jabuti e do Conselho Curatorial do Theatro Municipal de São Paulo. Prêmios recebidos: Retratos da Leitura no Brasil-2018; Estado de São Paulo para as Artes-2019; 67° Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes na categoria “Difusão de Literatura Brasileira”; Prêmio Pessoa Inspiradora 2021 - APF - Associação Paulista de Fundações.

bottom of page