Rede de Livros
Nas asas da minha ancestralidade
Mesa
4 de maio de 2023
|
12:00
Convidados: Carlos Leal [LIVRO Histórias de Dona Miúda] (PINAÚNA), Louise Queiroz [LIVRO Kwame - A menina de vento e água] (PARALELO 13), Edsoleda Santos [LIVRO Oxóssi - Coleção Lendas Africanas dos Orixás] (SOLISLUNA)
A mesa que abre a programação da Rede de Livros traz um encontro especial de gerações, nos convidando a embarcar nos sonhos nas asas da nossa ancestralidade. Dona Miúda, Kwame e Oxóssi darão asas à nossa imaginação através de Carlos Leal, Louize Queiroz e Edsoleda Santos.
Mediação: Bárbara Falcón

Carlos Leal
Produtor cultural
Formado em Jornalismo pela Universidade Tiradentes (UNIT) e especialista em Marketing Em Midias Digitais pela Universidade Estácio de Sá, Carlos Leal é natural de Paripiranga, cidade localizada no sertão da Bahia, de onde vem sua paixão pela cultura popular através dos pequenos circos, rádios e manifestações artísticas como o reisado e os forrós pé de serra. Histórias de Dona Miúda: a rainha do forró vem da sua vontade de não deixar que histórias de artistas do passados se percam no tempo. Também é produtor cultural e no momento se dedica a dois projetos literários: as biografias da cantora forrozeira Clemilda e da sambista Claudete Macêdo.

Bárbara Falcón
Antropóloga e escritora
Curadora FLIPF da Programação com Mesas, Oficinas, Performances e a Feira das editoras e autores(as) baiano/as
Antropóloga, escritora e curadora artística, mestre em Estudos Étnicos, especialista em Produção Cultural. Foi Diretora do Livro e Leitura (SECULT BA), Coordenadora Executiva do Comitê PROLER de Salvador, curadora em eventos literários, integrou comissões de editais e comissão do Programa Estadual Fazcultura. Atua como curadora na área de literatura, livro e leitura em todo território nacional.

Edsoleda Santos
Ilustradora
Iniciou sua carreira como artista plástica em 1965. A partir dessa época, desenvolveu as técnicas de bico de pena e aquarela, dando ênfase ao desenho, usando como temas a arquitetura colonial de Salvador e a história em quadrinhos.
Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, pesquisou várias técnicas, como pintura em acrílica, objeto e instalação; estudou temas de religião afro-baiana, procurando mostrar sempre a inter-relação arte, candomblé e natureza.
Edsoleda Santos ilustrou o livro Oxalufã em 2010. Escreveu e ilustrou os livros Oxum e Ibejis em 2012, em 2015, Obaluaê, Nanã, Iemanjá e Xangô, em 2020, Oxumaré, e, em 2021, Ogum e Exu. em 2023 é a vez de Oxóssi, todos os livros publicados pela Solisluna Editora.

Louise Queiroz
Escritora e poeta
Louise Queiroz é baiana, filha de Maria e Antônio, Mona Nkisi, escritora e poeta. É graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia e autora dos livros Girassóis estendidos na chuva (Paralelo13s, 2019), Kwame: a menina de vento e água (Paralelo13s, 2023) e Gonzo (Ogum’s Toques Negros, 2023). Tem poemas publicados em algumas coletâneas poéticas como Enegrescência (2016), Cadernos negros 39 – poemas afro-brasileiros (2016), Kama – poemas e contos eróticos, revista Organismo (número 5), no e-book Cadernos Araxá e em alguns sites como Diários Incendiários e Escritoras Negras da Bahia.