Rede de Livros
Na confraria da literatura
Mesa
5 de maio de 2023
|
12:00
Convidados: Denisson Padilha Filho. [LIVRO Rock Circus] (P55), Aquilino Paiva [LIVRO A Guerra da Natividade] (MONDRONGO)
Mesa que reúne autores baianos conversando sobre o fazer literário e suas mais recentes obras. Dialogam sobre seus processos criativos e sobre o exercício solitário da escrita. Um encontro geracional que nos lançam reflexões sobre a importância da escrita.
Mediação: Anderson Shon [LIVRO Quando as borboletas saem do casulo] (CARAMURÊ)

Aquilino Paiva
Artista
Aquilino Paiva nasceu em 1971 em um domingo, sob o signo de Áries, em Ilhéus-BA, mas logo foi morar na cidade vizinha Itabuna-BA, onde passou a maior parte da vida. É graduado em Letras, com mestrado em Estudos Literários. Tem uma relação esquisita com a arte, pois toca violão e trompete, pinta quadros em óleo sobre tela, e se arrisca na escrita ficcional, mas vive mesmo do salário de servidor público na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, onde hoje reside. É pai das crianças grandes Erick, Isabelle e Lucas. Além de Itabuna e Ilhéus, morou também em Juazeiro da Bahia e em Cruz das Almas, onde, aliás, começou a escrever A Guerra da Natividade (Mondrongo, 2022), seu livro mais recente, inspirado nas coisas que viu e ouviu no Recôncavo Baiano. Antes disso, publicou o livro de contos Ponte Estreita em Curva Sinuosa (Editora UFRB), em 2012, além da participação nas coletâneas de contos 2014-Traços Tortos (Mondrongo, 2015), Casa de Orates (Mondrongo, 2016) e BA-VI (Mondrongo, 2021).

Denisson Padilha Filho
Escritor de ficção
Dênisson Padilha Filho (1971) é escritor de ficção. Seu mais novo lançamento é Rock Circus (P55 Edição, 2022, contos). É Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA. É autor de Um Chevette girando no meio da tarde (Mondrongo, 2019, contos), Eram olhos enfeitados de Sol (Penalux, 2017, novela), Trilogia do asfalto (P55 Edição, 2016, contos), O herói está de folga (Kalango, 2014, contos), Menelau e os homens (Casarão do Verbo, 2012, contos e novelas), Carmina e os vaqueiros do pequi (2003, romance) e Aboios celestes (1999, contos). Participou de algumas antologias e tem textos publicados em diversas revistas literárias. Foi vencedor do Prêmio Internacional Cataratas de Contos – 2015.

Anderson Shon
Escritor, poeta e quadrinista
Curador FLIPF da Programação Jovem no Espaço Multiverso FLIPF
Anderson Shon é escritor, poeta, educador, quadrinista e super-herói nas horas vagas. Shon é autor dos livros Um Poeta Crônico (2013), Outro Poeta Crônico (2019), A Despedida do Super Futuro (2020) e Quando As Borboletas Saem do Casulo (2022). Também tem participação nas coletâneas de contos Artistas Liberais e Tudo É Verdade, Menos Aquela Parte.
Escreve para a coluna Todo Mundo Odeia o Shon, espaço no site Jovem Nerd, onde fala sobre cultura pop relacionando com questões afrocentradas. Já passeou pelo mundo do podcast, através do "O Que Você Está Lendo?", programa de entrevista que caminhava pelas referências literárias dos entrevistados e entrevistadas.
O autor teve o conto O Dia do Yuri adaptado para o audiovisual pela CloudFilmes, o mesmo pode ser encontrado no youtube. O conto, que é de 2015, ganhou uma continuação em 2020; O Dia do Yuri 2. Anderson Shon é figurinha carimbada em saraus de Salvador e em festas literárias pela Bahia (Flifs, Flica, Flipelô, Fita, FliPF), sendo um dos destaques da Bienal do Livro de Salvador em 2020. Esse reconhecimento do seu trabalho levou a CCR Metrô Bahia expor suas poesias na exposição Poesia Sobre Trilhos, na Estação Acesso Norte.
O futuro reserva muitos projetos, por isso Shon continua evitando alface no almoço, para que não sinta sono pela tarde