top of page

Ninho FLIPF

Histórias, imagens e autorias: olhares e representações de infâncias na literatura brasileira ilustrada

Mesa

6 de maio de 2023

|

20:00

Convidadas: Anna Cunha e Suzane Lopes

Nesta mesa com a autora mineira Anna Cunha, premiada em 2022 com um Prêmio Jabuti e a ilustradora baiana Suzane Lopes, importante ilustradora baiana que tem ilustrado livros para grandes casas editoriais nacionais, a mediadora Ana Fátima, escritora e editora, irá propor uma discussão sobre histórias, imagens e autorias e seus olhares e representações das infâncias na literatura brasileira ilustrada.

Mediação: Ana Fátima

Suzane Lopes

Ilustradora

Suzane Lopes, mais conhecida como @movimento1989, é ilustradora e designer. Baiana, 33 anos, criou a sua página apenas em 2013, ainda que desenhar sempre tenha sido a extensão de sua essência e personalidade. Perpassa por diferentes técnicas, impressas e digitais, tendo ilustrado livros infantis, jornais, revistas e campanhas publicitárias. Trabalhou com nomes como TAG – Experiências Literárias, Companhia das Letrinhas e Ciranda Cultural, sendo Óculos de Cor: Ver e não enxergar, O Dengo e Festa no Formigueiro seus projetos mais recentes. Em 2023, foi selecionada na Open Call WOW e Ipanema 2022.

Anna Cunha

Ilustradora

Ilustradora, graduada em Artes Plásticas pela UEMG e pós-graduada em Ilustração, pela EINA - Universitat Autònoma de Barcelona. Já ilustrou mais de 30 livros, para editoras brasileiras e estrangeiras e recebeu os prêmios Jabuti, FNLIJ, AEILIJ e Northern Lights (US).
Teve títulos indicados ao Kate Greenaway Medal (UK) e selecionados para o Catálogo The White Ravens e para o Catálogo de Bolonha. Esteve entre os ilustradores brasileiros selecionados para a Bienal de Ilustração de Bratislava 2019, 2021 e 2023. A Story about Afiya figurou entre os 25 melhores livros infantis de 2020, na lista do New York Times.

Ana Fátima

Escritora, ativista e professora

Ana Fátima dos Santos, natural de Salvador/BA, é licenciada em Letras Vernáculas, mestra e doutoranda em Crítica Cultural (UNEB). Ativista do movimento negro, Iya Egbe do Ilê Axé Iboro Odé, professora da rede municipal de educação de Camaçari e CEO da editora Ereginga Educação. Tem três publicações em literatura infantojuvenil e publicações em antologias nacionais e internacionais.

bottom of page