Multiverso FLIPF
Farras Fantásticas: A fantasia passeia pelo nordeste
Lançamento de Livros
6 de maio de 2023
|
18:30
Convidados: Ricardo Santos, Ian Fraser, João Mendes, Marianna Madelin
Farras Fantásticas é um livro que reúne 18 contos de autorias do nordeste, misturando a tradição e o contemporâneo. São histórias que celebram as festas populares de cada um dos nove estados da região com um toque fantástico. Estarão presentes os curadores do livro, Ricardo Santos, Ian Fraser e João Mendes, e Marianna Madelin, uma das escritoras participantes da coletânea.
Mediação: Anderson Shon

Anderson Shon
Escritor, poeta e quadrinista
Curador FLIPF da Programação Jovem no Espaço Multiverso FLIPF
Anderson Shon é escritor, poeta, educador, quadrinista e super-herói nas horas vagas. Shon é autor dos livros Um Poeta Crônico (2013), Outro Poeta Crônico (2019), A Despedida do Super Futuro (2020) e Quando As Borboletas Saem do Casulo (2022). Também tem participação nas coletâneas de contos Artistas Liberais e Tudo É Verdade, Menos Aquela Parte.
Escreve para a coluna Todo Mundo Odeia o Shon, espaço no site Jovem Nerd, onde fala sobre cultura pop relacionando com questões afrocentradas. Já passeou pelo mundo do podcast, através do "O Que Você Está Lendo?", programa de entrevista que caminhava pelas referências literárias dos entrevistados e entrevistadas.
O autor teve o conto O Dia do Yuri adaptado para o audiovisual pela CloudFilmes, o mesmo pode ser encontrado no youtube. O conto, que é de 2015, ganhou uma continuação em 2020; O Dia do Yuri 2. Anderson Shon é figurinha carimbada em saraus de Salvador e em festas literárias pela Bahia (Flifs, Flica, Flipelô, Fita, FliPF), sendo um dos destaques da Bienal do Livro de Salvador em 2020. Esse reconhecimento do seu trabalho levou a CCR Metrô Bahia expor suas poesias na exposição Poesia Sobre Trilhos, na Estação Acesso Norte.
O futuro reserva muitos projetos, por isso Shon continua evitando alface no almoço, para que não sinta sono pela tarde

João Mendes
Escritor e roteirista
João Mendes é escritor e roteirista soteropolitano de ficção fantástica. Graduado em cinema, publica histórias que envolvem cultura popular, identidade e fantasia. Autor da noveleta Serra Minguante, pela revista Mafagafo, de Aprendiz de Mil Olhos, conto publicado em antologia internacional e de Corpo de Barro, conto vencedor do prêmio Pindorama 2022. Pode ser encontrado nas redes sociais como @umjoaomendes

Marianna Madelin
Escritora e poeta
Mariana Madelinn é poeta, escritora de ficção especulativa, baiana com orgulho e Bacharel em Direito.
Desde 2009 publica poesias na internet. A partir de 2018 começou a publicar de maneira independente na Amazon, tendo participações em antologias nas editoras Corvus, Maria Bonita e Cultura.

Ricardo Santos
Autor
Ricardo Santos é um soteropolitano viciado em ficção científica, fantasia, terror e café. Ele acredita na literatura como uma força de transformação social. Em 2008, publicou de forma independente o livro de viagens “Homem com Mochila”, que teve uma 2ª edição em 2018. Participou da coletânea de contos de terror The King, em homenagem a Stephen King (Editora Multifoco, 2013). Em 2014, participou da coletânea de poesias e contos do “1º Concurso Literário do Servidor Público”, promovido pelo Governo do Estado da Bahia. Em 2015, lançou “Um Jardim de Maravilhas e Pesadelos”, seu primeiro romance, também de forma independente. Participou como organizador e autor da coletânea Estranha Bahia (EX! Editora, 2016; 2ª edição, 2019), finalista do Prêmio Argos 2017, na categoria coletânea ou antologia, promovido pelo Clube de Leitores de Ficção Científica (CLFC). Ainda em 2016, foi selecionado para o projeto Mapa da Palavra, de divulgação de autores baianos, promovido pelo Governo do Estado da Bahia. Em 2017, publicou contos nas revistas “Somnium” e “Trasgo”. Também participou das coletâneas “Hocus Pocus High Tech” (2018), “A Sombra e o Medo” (Engenho da Palavra, 2018) e Cyberpunk (Draco, 2019, vencedora do Argos). Em 2020, foram lançados o livro de contos independente “Cicatrizes” e, pela editora Corvus, a coletânea de terror “Morto Antes do Amanhecer” e a noveleta de fantasia “Grito da Lua”. Além da ficção relâmpago “As Mortes”, pela newsletter Faísca, finalista do Argos. Em 2021, foi um dos organizadores da antologia de contos “Farras Fantásticas”, também pela Corvus, vencedora do prêmio Le Blanc.

Ian Fraser
Escritor
IAN FRASER é autor dos romances O sangue é agreste, vencedor do Prêmio Jovem Autor Inédito, pelo Selo João Ubaldo Ribeiro, Noir Carnavalesco, vencedor do III Prêmio ABERST de narrativa longa policial, e da saga Araruama, com campanhas de sucesso no financiamento coletivo. Seu mais novo romance é A vida e as mortes de Severino Olho de dendê, lançado pela Editora Intrínseca. Na dramaturgia, escreveu e produziu a peça A máquina que dobra o nada, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil, e escreveu o texto original de Ensaio para uma redenção, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Texto.
Nascido e criado em Salvador, Ian vive escrevendo e cuidando de Gouda, sua gatinha paraplégica.