Canto da Palavra
Mesa
Entre o Céu e a Terra
18 de maio de 2024
|
13:00
Convidados:
Pablo L. C. Casella (SP)
Gustavo Caboco Wapichana (PR/RR)
Mediação: Edma de Góis
As questões climáticas são o mote desta mesa, que reúne o analista ambiental no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Pablo L. C. Casella, e o artista visual Gustavo Caboco Wapichana. Juntos, eles pensarão sobre os desafios da preservação de biomas fundamentais para o equilíbrio planetário e dos direitos dos povos originários. Casella fez parte, entre de 2002 e 2022, da equipe gestora do Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), enquanto Wapichana é um dos curadores do Pavilhão Brasileiro, chamado Hãhãwpuá, na 60ª Bienal de Veneza, que acontece até 20 de novembro deste ano.
Gustavo Caboco
Artista Visual
Gustavo Caboco, nascido em Curitiba, Roraima. (1989). Artista visual Wapichana, trabalha na rede Paraná-Roraima e nos caminhos de retorno à terra. Sua produção com desenho-documento, pintura, texto, bordado, animação e performance propõe maneiras de refletir sobre os deslocamentos dos corpos indígenas e sobre a produção e as retomadas da memória. Dedica-se também à pesquisa autônoma em acervos museológicos para contribuir na luta dos povos indígenas.
Pablo Casella
Escritor e Analista Ambiental
Pablo Casella nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, em 1978. Formado pela Universidade de São Paulo, atua como analista ambiental no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, onde, de 2002 a 2022, fez parte da equipe gestora do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Contra fogo é o seu romance de estreia.