Multiverso FLIPF
Encontro de poetas de estados diferentes conectando sua poesia pela força da escrita.
Lançamento de Livros
6 de maio de 2023
|
13:45
Convidados: Luciene Nascimento - Tudo Nela é de se Amar, Aline Bei - Pequena Coreografia do Adeus
Encontro de mulheres poetas para falar sobre a força da poesia. Luciene Nascimento é poeta e escritora, e seus vídeos de pedagopoesia somam mais de 3 milhões de visualizações na internet. Foi citada pela imprensa como inspiração para novas gerações na literatura. Aline Bei é uma escritora paulista que seu romance de estreia, O peso do pássaro morto (2017), foi vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura. Pequena coreografia do adeus é seu segundo livro.
Mediação: Maria Ávila

Luciene Nascimento
Escritora e autora
Luciene Nascimento é escritora, advogada (Universidade Federal Fluminense, 2016) e maquiadora profissional desde 2015, escreve sobre identidade e estética da mulher negra e seus vídeos de pedagopoesia acumulam mais de cinco milhões de visualizações na internet. Autora do livro “Tudo Nela é de se Amar” (Editora Sextante- selo Estação Brasil, 2021), foi citada no Livro “Na Minha Pele” de Lázaro Ramos (Objetiva, 2017), apontada pela Revista Galileu como inspiração de novas gerações na literatura (Globo, 2018) e no site “Ruído Manifesto.org” entre os dez novos nomes da poesia brasileira (2019). Palestrante TEDx (TEDx Pelourinho, “Poesia nos tempos do caos”, 2021) e palestrante da XX Bienal Internacional do Livro do Rio de 2021, realiza rodas de conversa e palestras sobre identidade e autoestima nas escolas e universidades da região sul fluminense e Salvador-BA. Vencedora do Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares na Categoria Comunicação (Volta Redonda, 2019), atualmente é Vice- Presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Barra Mansa- RJ. Faz parte do Conselho Diretor da Silo- Arte e Latitude Rural da Serrinha do Alambari- RJ, e do Conselho Editorial do Selo Juristas Negras fundado em Salvador-BA.
Luciene Nascimento estreia como autora do livro “Tudo Nela é de se Amar- A pele que habito e outros poemas sobre a jornada da mulher negra”, da Editora Sextante, pelo selo Estação Brasil a convite de Pascoal Soto, um dos mais importantes editores do país.
Nascida e criada em Quatis, pequeno município no interior do estado do Rio de Janeiro, vive atualmente em Salvador-BA, e escreve há mais de dez anos a partir de sua realidade e em forma de poesia, sobre a inquietude e os aprendizados de se reconhecer como uma mulher negra do interior num país racista. O livro, lançado em de abril de 2021, conta com prefácio do ator e diretor Lázaro Ramos, que descreve “Tudo Nela é de se Amar” como um “dos melhores livros que já leu”.

Maria Ávila
Escritora e poeta
Maria Ávila é escritora, poeta, autora do livro "Poemas Paridos" (2021) e do e-book "Viva Mulheres" (2022). Baiana de Salvador, estudiosa da vida e obra de Frida Kahlo, criadora da página @mariamariapoesia, está graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e colunista da revista Minha Voz Cultural.

Aline Bei
Escritora
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 9 de outubro 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. No momento, cursa uma pós em escritas performáticas na PUC-RIO.
Foi editora chefe do site cultural OitavaArte e colunista do site Livre Opinião -Ideias em debate. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do
prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Foi publicado na França pela editora Aldeia em janeiro 2022. Foi adaptado para o teatro por Helena Cerello e Nelson Baskerville. Seu segundo livro, "Pequena Coreografia do Adeus" foi publicado em abril de 2021 pela Companhia das Letras. Foi finalista do prêmio São Paulo e do prêmio Jabuti.
Já vendeu mais de 70 mil cópias. Será adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã. Aline também media oficinas de escrita em lugares como Escrevedeira, Espaço Cult e Garganta. Já participou de diversos eventos, feiras, bienais e mesas literárias pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para a Feira Internacional de Guadalajara no México e a Primavera Literária, em Sorbonne, Paris. Foto: Lorena Dini