top of page

Ninho FLIPF

Como nascem os personagens que amamos?

Mesa

6 de maio de 2023

|

12:00

Convidados: Renata Fernandes, Ricardo Ishmael e Heitor Neto

Os autores Renata Fernandes, Ricardo Ishmael e Heitor Neto vão compartilhar com as crianças os seus processos criativos e as histórias por trás dos livros e personagens que encantam as crianças.

Heitor Neto

Autor e ilustrador

Me chamo Heitor Neto, nasci em 1979, em Salvador-BA, Brasil. Quando criança passava o dia desenhando, lendo livros e quadrinhos. Hoje continuo desenhando e lendo. Estudei artes plásticas na UFBA e trabalhei como diretor de arte nas maiores agências de publicidade da capital baiana.

Em 2017, me especializei na Quanta Academia de Artes, nos cursos de ilustração, ilustração editorial infantil e história em quadrinhos. Neste mesmo ano ilustrei meu primeiro livro e nunca mais parei.

Nos anos seguintes, mais parcerias foram feitas e hoje já conto com mais de 30 livros em catálogos de editoras no Brasil e até nos EUA, voltada para crianças brasileiras que moram no exterior.

Para conhecer meu trabalho, acesse:
Instragram @heitornetoilustrador ou www.behance.net/heitorneto

Ricardo Ishmael

Escritor e apresentador

Ricardo Ishmael é natural de Serrinha/BA. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, tem passagens pelos cursos de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Feira de Samanta e Roteiros para TV, Cinema e Vídeo da Faculdade Jorge Amado. É autor de quatros livros: O Curioso Destino de Rita Quebra-Cama e Outros Contos (Solisluna, 2017) e os infantis A Princesa do Olhinho Preguiçoso (Mojubá Editora, 2020), O Menino de Asas Invisíveis (Mojubá Editora, 2021) e Deu a Louca na Bicharada! (Mojubá Editora, 2022). Em 2023, também pela Mojubá Editora, lançará mais um título para a infância, O Pequeno Príncipe das Águas e a Terrível Baleia Branca.

Renata Fernandes

Escritora

Renata Fernandes é escritora para a infância. Paulistana, radicada na Bahia há mais de 30 anos. É também publicitária, jornalista e designer gráfica. Lançou seu primeiro livro infantil em 2014. Criou sua editora em 2017, a Editora Letra A, que já lançou 15 livros infantis de sua autoria, disponíveis em livrarias, marketplaces, plataformas digitais e clubes de leitura. As suas histórias também chegam às crianças em parcerias, como foi em 2020 com o Instituto de Segurança Humana, órgão consultivo das Nações Unidas com quem foi desenvolvido um projeto sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Renata tem marcado presença nos principais eventos literários da Bahia. FLICA, SCREAM, FLIPF, FLICOP, Campus Party, Verão SDB Kids, Plantão 32h SDB, Histórias na Cultura, Semana Literária Monteiro Lobato, Mostra Literária de Salvador são parceiros constantes. Em 2020 Renata se uniu à editora americana TUDO e passou a lançar seus títulos mundialmente em países como EUA, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Japão, entre outros. Em 2021 lançou seu canal de podcast como forma de inclusão, para mais crianças ouvirem as suas histórias narradas por ela. Em 2022 Renata assinou contrato com a editora Ciranda Cultural para lançamento de 4 títulos, 2 deles na Bienal do livro Bahia que aconteceu em novembro de 2022, onde foi uma das atrações da festa e também estava presente com um stand da sua Editora, a Letra A.

bottom of page