top of page

Rede de Livros

Caminhos para a liberdade

Bate papo

4 de maio de 2023

|

14:00

Convidados: Durval Julio Ramos Neto [LIVRO Nos seus caminhos até Karthoum] (QUARTETO EDITORA) Mario de Lima [LIVRO Será o Benedito?] (MONDRONGO)

Bate-papo que reúne autores que incorporam a temática da migração forçada e da liberdade em seus recentes livros. Por meio de suas obras de ficção, Durval Julio Ramos Neto e Mário de Lima abordam o drama da fuga e da escravidão através dos personagens Soraya, refugiada libanesa que se estabelece no Recôncavo baiano, e Benedito Meia-Légua, líder quilombola engajado na luta pela libertação dos escravizados no Brasil.

Durval Ramos Júlio Neto

Advogado

Nascido em 29 de agosto de 1942 em Salvador, foi residir com os pais em Mata de São João aos dois anos de idade. Estudou o primário na escola Getúlio Vargas desta cidade. Cursou o ginásio no ICEA no Barbalho e o colegial no colégio estadual da Bahia o famoso Central.

Ingressou após vestibular na faculdade de Direito da UFBA diplomando-se em dezembro de 1970. Enquanto cursava a faculdade de direito empregou-se no jornal à tarde como repórter, depois como editor copy desk. Saiu do jornal após a formatura em Direito, dedicando-se a advocacia, sendo aprovado nos concursos do antigo DASP como procurador fiscal do Estado da Bahia e em seguida como procurador do Estado sendo neste cargo nomeado e aposentando ao completar 70 anos de idade.

Antes disso foi contratado pelo tribunal de contas do Estado sendo por duas vezes secretário-geral. Foi secretário geral da OAB Bahia sendo posteriormente eleito presidente em seguida foi eleito ao conselho federal da OAB em Brasília cargo que ocupou sempre por eleições em mais de duas oportunidades. É jornalista registrado na DRT sócio do instituto geográfico histórico da Bahia sócio do instituto dos advogados da Bahia sócio do Rotary club Lauro de Freitas do Bahia blitz clube sócio da sociedade amigos da Marinha só amar membro da academia brasileira rotária de letras

Mario de Lima

Escritor

Mario de Lima, escritor bilingue e economista, nascido em 1960 em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Livros publicados na Espanha: Secretos al Viento (Odisea-2010); Esclavos del Placer (Odisea-2012) e Gavilanes y Golondrinas (Bubok-2013).
Livros publicados no Brasil: Com os pés na água, (Scortecci-2008); Cavalos Selvagens- A Flor Azul, (Chiado-2016); Cavalos Selvagens - O Carrossel dos Nunnehis, (Chiado-2016); Cavalos Selvagens – O Circo dos Yunwi-Tsunsdi (Chiado-2022); A Namorada do Pequena Príncipe (Mondrongo-2019) e Será o Benedito? (Mondrongo-2022).

Mora atualmente na península de Maraú, Bahia.

bottom of page