top of page

Rede de Livros

Bate-Papo

Caminhos Encantados

16 de maio de 2024

|

17:00

Convidados:
Gildeci Leite (Livro - Baba Alapalá: Caminhos e Encantos)
Marcus Vinicius Rodrigues (Livro - O mar que nos abraça)

Mediação: Catarina Neris

Descrição: Conversa entre autores que publicaram recentemente livros de contos inspirados por Salvador, seus caminhos, encantos e sua pluralidade cultural.

Marcus Vinícius Rodrigues

Autor e Escritor

Marcus Vinícius Rodrigues nasceu em Ilhéus-Ba e mora em Salvador. É membro da Academia de Letras da Bahia, sendo atualmente seu Vice-presidente. Publicou dez livros, entre os quais os livros O mar que nos abraça (contos, Caramurê, 2019), adotado pelo PNLD; Manual para composição de Vitrais (poesia, Selo João Ubaldo Ribeiro da Fundação Gregório de Mattos, 2019); Café Molotov (contos, 7Letras, 2018); A eternidade da maçã (contos, 7Letras, 2016) — vencedor do Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia de 2016. Neste mês de maio, publica Motel Mustang (ficção inspirada em uma tragédia real), pela P55 edição. O livro retratada o soterramento do motel de mesmo nome, em razão das chuvas de 1989.

Gildeci Leite

Professor e Escritor

Gildeci de Oliveira Leite nasceu em Salvador e mantém fortes ligações com a Chapada Diamantina. Cronista, romancista, articulista, pesquisador de literatura baiana, professor da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), possui produções a respeito de Jorge Amado, Literatura de Axé e literatura baiana. Em 2023 lançou pela Mayamba — editora angolana — o romance, “A Casa do Mistério ou a Casa do Renascimento”, que compõe a lista de obras do vestibular da UNEB. Na edição angolana, o livro mereceu apresentação de Manuel Rui — escritor e autor da letra do hino nacional de Angola — na edição brasileira, feita pela Segundo Selo, Muniz Sodré chama o romancista de Alabê da Escrita e a pesquisadora Carla Patrícia alerta para a importância da escolha de Exu como narrador-personagem em texto na orelha. Ainda em 2023 o Gildeci reuniu 88 crônicas, contos e artigos de opinião em “Babá Alapalá: caminhos e encantos” — Editora Segundo Selo — que possui um caderno de exercícios distribuído gratuitamente no site da editora. A coletânea é apresentada pelo crítico Antônio Donizeti da Cruz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e comentada por Rita Chaves (USP – Universidade de São Paulo).

Catarina Neris

Professora

Catarina Neris, mãe de duas meninas, soteropolitana, pós-graduada em Cultura Afro-brasileira na Educação e divulgadora escolar do Grupo Companhia das Letras desde 2014, atuando em escolas públicas e privadas da Bahia e Sergipe. Desde a infância apaixonada por livros.

bottom of page