Rede de Livros
Bate-Papo
Beije sua Preta em Praça Pública
17 de maio de 2024
|
18:30
Convidadas:
Amanda Julieta (Livro - “Tem Poeta na Casa? Mulheres Negras, Poetry Slam e Insurgências” )
Crislane Rosa (Livro - “Beije sua Preta em Praça Pública: Da apropriação do corpo à apropriação do espaço” )
Mediação: Carla Brito
Descrição: Diálogo entre autoras/pesquisadoras que refletem sobre o lugar da poesia e corpo de mulheres negras na cidade de Salvador.
Carla Brito
Escritora e Psicóloga
Meu sangue latino é banhado por dendê.
Carla Brito, nascida em Salvador, Bahia, costuma dizer que seu sangue latino é banhado por dendê. Escritora e psicóloga clínica, em cuja caminhada artística, publicou dois livros autorais Taunina: entre escrevivências e poesias (2021) e sinto (2022), além da participação em oficinas, cursos, lançamentos, premiações, como a Lei Aldir Blanc 2020, e eventos literários, como Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) e Festa Literária de Praia do Forte (FLIPF). Carla ama se conectar com a diversidade humana e artística, por isso que anseia por eventos, lugares e pessoas que pulsam arte, a qual é ferramenta de transformação social.
Crislane Rosa
Escritora e Pesquisadora
Crislane Rosa é mulher negra baiana, escritora, pesquisadora, professora e autora do livro “Beije sua preta em praça pública”: da apropriação do corpo à apropriação do espaço. É doutoranda, mestre, licenciada e bacharel em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde é membro dos Grupos de Pesquisa Espaço Livre de Pesquisa-Ação (UFBA). É idealizadora e fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Imbricação Racismo-Sexismo-Capitalismo (Lab Rachadura - @lab.rachadura / labrachadura.com) e criativa no projeto Andografias, resultado da residência artística no Instituto Sacatar, onde reflete sobre a poética do deslocamento. Desenvolve pesquisas sobre espaços públicos, produção do espaço urbano, teorias feministas e antirracistas, regime heterossexual, decolonialidade, imbricação das relações sociais e temas correlatos, com publicações nos livros Representação e Geografia, Enviadescer a Decolonialidade e A pele alvo.
Amanda Julieta
Escritora e Jornalista
Amanda Julieta é escritora, jornalista e pesquisadora literária. É mestra e doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve pesquisa sobre a poesia e a performance de mulheres negras na literatura periférica. Publicou os livros “Dandara” (selo editorial ParaLeLo13S), ganhador do Prêmio Pretas Potências 2023, e, recentemente, “Tem poeta na casa? Mulheres negras, poetry slam e insurgências” (selo editorial ParaLeLo13S).