top of page

Canto da Palavra

Mesa

Aventuras ao Mar

19 de maio de 2024

|

13:30

Aleixo Belov (Ucrânia/ BR-BA)
Neca Marcovaldi (RS/BA)
José Truda Palazzo (RS/BA)

Mediação: Bito Teles

O mar e seus seres são o foco dos trabalhos do engenheiro e navegador Aleixo Belov, da oceonógrafa e co-fundadora do Projeto Tamar, Neca Marcovaldi, e do ambientalista, fundador do Projeto Baleia Franca e coordenador institucional do Projeto Baleia Jubarte, José Truda Palazzo. Neste encontro, que encerra a programação do Canto do Palavra, eles conversam sobre suas aventuras marítimas e as lições aprendidas no mar.

Bito Teles

Escritor e Jornalista

Bito Teles é escritor, ilustrador e jornalista. Co-fundador da Livroteca Story Time, um projeto voltado para a literatura para infância, sua força nasce da expressão da memória. Desde pequeno encontra um jeito de contar suas histórias em redações, gibis, desenhos, fotografia, teatro, música ou poesia. E o assunto recorrente em tudo o que faz são as recordações de uma infância mágica, parte dela vivida na Ilha de Itaparica. Tem 7 livros publicados, um deles com a biografia para o público infantil do navegador Aleixo Belov, o Velas Cheias de Sonhos. Na FliPF está promovendo o lançamento de O Trovão e o Rio, livro que fala sobre sentimentos, saudade e acolhimento.

José Truda Palazzo Jr.

Jardineiro e Escritor

José Truda Palazzo Jr., jardineiro, consultor ambiental e escritor com 14 livros e algumas dezenas de artigos publicados, foi o fundador e diretor do Projeto de Pesquisa e Conservação das Baleias Francas no Brasil durante 30 anos e atua junto ao Instituto Baleia Jubarte desde sua fundação em 1996. Na sua trajetória de ativismo pela conservação marinha atuou diretamente na campanha pela proibição da caça de baleias no Brasil, na criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e diversas outras áreas protegidas no mar do Brasil. É o brasileiro mais antigo na Comissão Internacional da Baleia, onde completou 40 anos de atuação em diversos postos. Integra os Grupos de Especialistas em Áreas Protegidas e Mamíferos Marinhos e de Turismo e Áreas Protegidas da União Mundial para a Conservação da Natureza - IUCN. Em 2023 recebeu do Fundo Mundial para o Bem-Estar dos Animais o Animal Action Award por seus esforços em defesa das baleias no mundo.

Aleixo Belov

Navegador

Nascido em Merefa, no interior da Ucrânia, antigo território da União Soviética, em janeiro de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, Aleixo Belov deixou sua terra natal aos sete meses de idade nos braços de seus pais, Dimitri e Zinaida, juntamente com sua irmã Olga. Depois do período pós-guerra, a família do navegador saiu da Europa e chegou ao Brasil em 1949, sentindo-se acolhida em Salvador.

Aleixo Belov formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, tornou-se professor da Cadeira de Portos e criou sua empresa de Engenharia Portuária, Mergulho e Serviços Offshore. Com seu perfil inovador, desenvolveu uma técnica para fazer concreto submerso com a mesma qualidade com que se faz em terra, sempre perseguiu seus sonhos e, a bordo de veleiros que ele mesmo construiu, viajou por todos os continentes do planeta.

bottom of page