Canto da Palavra
Amor e autodescoberta
Mesa 6
6 de maio de 2023
|
17:00
Convidados(as): Guadalupe Nettel, Aline Bei e Tiago D. Oliveira
Filiação, maternidade, solidão são alguns dos eixos dessa mesa que examina as experiências afetivas em família. Estarão nesta conversa: a mexicana Guadalupe Nettel, aclamada mundialmente por A filha única, a paulista Aline Bei, fenômeno editorial desde o lançamento de O peso do pássaro morto, e o baiano Tiago D. Oliveira, finalista do prêmio Oceanos com As solas dos pés do meu avô.
Mediação: Mônica Menezes

Aline Bei
Escritora
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 9 de outubro 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. No momento, cursa uma pós em escritas performáticas na PUC-RIO.
Foi editora chefe do site cultural OitavaArte e colunista do site Livre Opinião -Ideias em debate. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do
prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Foi publicado na França pela editora Aldeia em janeiro 2022. Foi adaptado para o teatro por Helena Cerello e Nelson Baskerville. Seu segundo livro, "Pequena Coreografia do Adeus" foi publicado em abril de 2021 pela Companhia das Letras. Foi finalista do prêmio São Paulo e do prêmio Jabuti.
Já vendeu mais de 70 mil cópias. Será adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã. Aline também media oficinas de escrita em lugares como Escrevedeira, Espaço Cult e Garganta. Já participou de diversos eventos, feiras, bienais e mesas literárias pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para a Feira Internacional de Guadalajara no México e a Primavera Literária, em Sorbonne, Paris. Foto: Lorena Dini

Guadalupe Nettel
Autora
Guadalupe Nettel nasceu em 1973, na Cidade do México. É autora de O CORPO EM QUE NASCI, EL HUÉSPED (finalista do Prémio Herralde de Novela, 2005), PÉTALAS Y OTRAS HISTORIAS INCÓMODAS, DESPUÉS DEL INVIERNO (Prémio Herralde de Novela, 2014), entre outros. Traduzida para dezoito idiomas, seus livros também ganharam vários prêmios internacionais, como o Prêmio Nacional de Narrativa Gilberto Owen, o Antonin Artaud e o Anna Seghers.

Tiago D. Oliveira
Escritor e professor
Tiago D. Oliveira, escritor e professor, nasceu em 1984, em Salvador-BA, é graduado e mestrando em Letras pela UFBA, tendo passado pela UNL (Portugal). Tem poemas publicados em blogs, portais, revistas e jornais especializados no Brasil, Portugal e Espanha. Participou também de antologias no Brasil e em Portugal. Publicou Distraído, poesia (Editora Pinaúna, 2014), Debaixo do vazio, poesia (Editora Córrego, 2016), Contações, poesia (Editora Patuá, 2018), As solas dos pés de meu avô, poesia, publicado no Brasil (Editora Patuá, 2019) e em Portugal (Editora Gato Bravo, 2021) e o livro Mainha (Editora Patuá, 2020). Em 2022, pela editora Caramurê, lançou o livro Para além de 22 – um roteiro poético da semana de arte. Em 2023 lança seu primeiro livro de contos, Ainda quero aprender mandarim (Editora Urutau). Escreve para o portal literário Letras In.Verso e Re.Verso. Finalista do prêmio Oceanos 2020 com o livro As solas dos pés de meu avô e Vencedor do Selo João Ubaldo Ribeiro 2020, na categoria poesia, com o original Soprando o vento (Editora Caramurê, 2022).

Mônica Menezes
Professora
Mônica Menezes – professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal da Bahia. Publicou os livros de poemas Estranhamentos (p55, 2010) e, juntamente com sua filha, Sarah Fernandes (fotógrafa), Pequeno álbum de silêncios (paraLeLo13S, 2021),