Ninho FLIPF
“Ler é brincar”
Bate papo
7 de maio de 2023
|
17:00
Convidados: Sálua Chequer e Alessandro Marimpietri
Sálua Chequer, educadora, pesquisadora envolvida no estudo do brinquedo e brincar e na interpretação dos nossos bens culturais, e Alessandro Marimpietri, escritor e psicólogo, conversam sobre literatura, escrita e leitura compartilhada, como brincadeira e espaço de formação de repertório e vínculos.
Mediação: Emília Nuñez

Sálua Chequer
Pesquisadora
Pesquisadora e envolvida nos assuntos de interpretação dos bens culturais, possui um rico repertório de trabalhos ligados ao patrimônio de nossa terra. Graduada em Produção e Execução de Eventos, ela possui mestrado em Arte, Educação e Gestão Cultural pela UIIMP – Universidade Internacional Menendez Pelayo. Há mais de trinta anos, vem se dedicando à pesquisa da cultura popular em meio à atividade de educadora em importantes Instituições de Ensino na Bahia. Engajada em reconhecer valores nas tradições de sua gente, ela é atenta às práticas e representações dos sujeitos sociais visando interpretar os diferentes sentidos das manifestações e, assim, conscientizá-los para que possam atuar como importantes agentes transformadores. A vivência interiorana do Sul Cacaueiro, ela ainda carrega no seu cotidiano; a fala, a escuta, o sentir, o cheiro e o saborear das coisas, faz dela uma comunicadora sensível ao outro, sempre buscando a valorização do ser. Apaixonada pelo que faz, sempre se preocupou em estar em meio aos verdadeiros agentes da cultura: o povo. Sua paixão pela interpretação das ricas tradições culturais de sua gente, a fez uma pesquisadora, sempre anotando, guardando e repassando as informações para sempre manter vivas as nossas tradições. É também fundadora e diretora artística do grupo musical Camerata Popular do Recôncavo, assessora cultural, pesquisadora e colecionadora de brinquedos artesanais e brincadeiras tradicionais. Vem desenvolvendo e avaliando vários projetos educacionais ligados a bens culturais, além de participar de palestras, montagens de exposições, apoio pedagógico e oficinas nessa área para Fundações, Secretarias de Governo, Emissoras de TV, Rádios e Instituições Privadas.

Emília Nuñez
Escritora
Curadora FLIPF da Programação infantil no Espaço Ninho FLIPF
Emilia Nuñez é baiana, escritora de literatura para infância, sócia da editora Tibi e criadora do projeto de incentivo à leitura "Mãe que Lê". Compartilha dicas de livros infantis no Instagram @maequele e é professora da plataforma espanhola Doméstika, onde ministra um curso sobre criação e publicação de livros infantis. É integrante do InBaLê, literatura baiana para infâncias.

Alessandro Marimpietri
Autor e psicólogo
Alessandro Marimpietri nasceu em Salvador na Bahia em 1976. É psicólogo e se dedica todos os dias, há mais de 20 anos, a escutar histórias de crianças, adolescentes e suas famílias. Acredita que todas as grandes invenções humanas nascem da infância, mesmo aquelas que são feitas por adultos. Recentemente, se encontrou num novo e bonito ofício: escrever para crianças de todas as idades. Inaugurou seu caminho como escritor com o livro “Quando somos um só”, que foi seguido pelo “O que é o tempo?” ambos editados pela Solisluna.