

Programação
Baixe aqui a Programação
Sexta - 05 MAIO
Confira as atrações da 4ª FILPF.
23:00
Shows
Show no Palco Tamar
João Bosco - Solo
ABERTURA: Grupo Cultural os Paparutos - Comédias de Dona Edith da Praia do Forte
Neste show solo, João Bosco comemora seus 50 anos de carreira, completos em 2022 e estendido para 2023 em função da pandemia. O cantor João Bosco apresenta, em formato voz e violão, seu brilhante e inesquecível repertório, consagrado em temas de novelas e em nossas memórias afetivas, repleto de sucessos que o acompanham e a nós também, ao longo desses 50 anos de carreira.
ENTRADA GRATUITA (Sujeito a lotação do espaço)
14:00
Rede de Livros
Bate papo
Pensando e sonhando feito criança
Convidadas: Maria Luiza Santos [LIVRO Caderno de Identidade de Serena Kiza] (EDITUS)
Elisa Oliveira [LIVRO Perguntas de Cor, Coleção Convenção das Corujas] (EDITUS)
Carolina Lima [LIVRO Lunáticos] (UEFS EDITORA)
Bate-papo que reúne autoras que trabalham com temáticas necessárias como migração, antirracismo, afeto, adoção, autoconhecimento, diversidade e amizade.
Mediação: Deko Lipe
17:00
Rede de Livros
Mesa
Irmanadas pelas palavras
Convidados: Luciany Aparecida [LIVRO Joana Mina] (PARALELO 13), Kota Gandaleci [LIVRO Bakulo] (SEGUNDO SELO), Deisiane Barbosa [LIVRO casamendoeira] (ANDARILHA EDIÇÕES)
Esta mesa propõe o encontro de autoras baianas que através das suas produções continuam ligadas às memórias das suas ancestrais. Tratando de suas recentes obras, as escritoras tratam da importância de representarem mulheres negras e suas identidades estéticas, permeadas por questões de gênero e raça.
Mediação: Lorena Ribeiro
21:00
Rede de Livros
Performance Artística
Bárbara e Mateus
Apresentação lítero-musical - Bárbara Uila e Mateus Aleluia Filho
Barbara Uila, baiana, poeta, atriz, arte educadora, produtora cultural. Autora de trêslivretos de poesia “Pelas Barbaras do Profeta” (São Paulo - 2012); “Rosa dos Ventos” (Cachoeira/Ba - 2016 Edtóra) e “Histórias Forasteiras” ( Cachoeira/Ba - 2017 Cartonera das Iaiá); todos publicações independentes.
Mateus Aleluia FilhoComeçou seus estudos musicais em 1991 na filarmônica Lira Ceciliana onde atuou como músico por 5 anos. Em 1998 foi convidado pelo professor Carlos Santana (trompetista fundador da Orquestra de Campinas, primeiro trompetista da Orquestra Sinfônica Brasileira), dando continuidade aos estudos técnicos em trompete.
12:00
Ninho FLIPF
Contação de História com a Autora
Kariri Xocó, contos indígenas
Convidada: Denízia Kawany
A autora Denízia Kawany conta histórias do seu livro “Kariri Xocó, Contos Indígenas”. O livro traz o pequeno Wakay, indigena da aldeia Kariri Xocó e um dos escolhidos para ser o guardião da natureza. Wakay sonha que será um grande artista e, usando sua sabedoria e simplicidade, recebe a permissão de seus ancestrais para compor canções que expressam sentimentos do seu povo
13:00
Ninho FLIPF
Oficina com a Autora
Cria criança - Luiza Meireles
Convidada: Luiza Meireles
A autora Luiza Meireles realizará a “Oficina Cria Criança”. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a arte da escrita, edição e publicação de um livro infantil. A escritora tem 12 anos e 3 livros publicados, sendo um expoente da literatura baiana e fonte de inspiração para crianças e jovens, mostrando que não existe idade para criar e publicar livros.
17:00
Ninho FLIPF
Contação de História e bate papo com a Autora
Encontro da Autora Maria Valéria Rezende com as crianças
Convidado: Maria Valéria Rezende
A autora Maria Valéria Rezende contará para as crianças uma história de quando era pequena, ou, nas palavras da autora, “ irei repartir com elas um pouco das memórias mentirosas da minha infância”. Um encontro esperado de uma renomada escritora com a criançada!
18:00
Ninho FLIPF
Apresentação Musical e contação de História
PUMM - Por Um Mundo Melhor
O Grupo PUMM (POR UM MUNDO MELHOR) traz uma apresentação musical divertida, interativa e que faz a criançada pular e dançar ouvindo histórias! Com muitas cores e brincadeiras, é impossível não sorrir, seja adulto ou criança, todos se soltam no show do PUMM!
12:00
Multiverso FLIPF
Mesa
A Poesia que nos faz sonhar
Convidados: Roger Ferreira, Tessa Pisconti, Amanda Soares
A poesia é o gênero que passeia por diversos outros gêneros. O olhar poético está presente no romance, nos contos, nas crônicas, nos sonhos. Por conta disso, receberemos 3 poetas para declamar e contar como se constrói o fazer poético. Além disso, saberemos o que existe na poesia que a torna tão encantadora.
Mediação: Edgar Abbehusen
13:30
Multiverso FLIPF
Oficinas
Mandala
Instrutora: Lara Bessa
n° de vagas: 20
As mandalas de linha/lã são artefatos oriundos da cultura dos povos indígenas do México da etnia Huichole que acabou sendo difundida por todo mundo, mas especificamente nas Américas. Recebem, também, a denominação de Ojo de Dios (Olho de Deus), por conta do formato de olho na parte central da mesma. A produção de Mandalas é uma técnica de meditação ativa e terapêutica, além de poder ser uma fonte de renda oriunda de um trabalho artesanal.
18:30
Multiverso FLIPF
Oficinas
Stencil
Instrutor: Ramses
n° de vagas: 15
A oficina de stencils tem como intuito apresentar aos participantes uma técnica artística amplamente utilizada no mundo para o graffiti, mas também em outras plataformas, como quadros, garrafas, estampas de camisas. Essa arte está relacionada ao estilo pessoal e cultural que uma pessoa pode imprimir em seus utensílios. É uma forma interessante e eficaz de geração de renda.
19:30
Multiverso FLIPF
Apresentação artística
Slam das Minas (Ludmila Singa e Negafyah)
O Slam das Minas BA surgiu em 2017, com a proposta de criar um espaço que ,proporcione o protagonismo das mulheres negras e periféricas na literatura através do slam. O projeto foi criado por Fabiana Lima, Ludmila Singa, Sofia Senne e Tamires Almeida – vem realizando batalhas de slam em diversos espaços da cidade de Salvador, com o foco no público feminino. Sua apresentação trará poesia, hip-hop e a cultura slam para o palco da FLIPF a partir das fortes rimas de Ludmila Singa, NegaFyah e convidados.
18:00
Canto da Palavra
Mesa 3
Vidas em português
Convidados(as): Ana Saramago Matos e Maria João Amado
Reunir vontades em torno de um sonho comum e sonhar em língua portuguesa: a amizade entre dois grandes escritores que ajudaram a internacionalizar nosso idioma, José Saramago e Jorge Amado, bem como a produção das duas convidadas são os eixos da conversa entre Ana Saramago Matos, curadora da Fundação José Saramago, e a publicitária e gestora cultural Maria João Amado, que compôs a equipe de catalogação e transformação da casa de Jorge Amado e Zélia Gattai em Memorial.
Mediação: Marielson Carvalho
12:00
Rede de Livros
Mesa
Na confraria da literatura
Convidados: Denisson Padilha Filho. [LIVRO Rock Circus] (P55), Aquilino Paiva [LIVRO A Guerra da Natividade] (MONDRONGO)
Mesa que reúne autores baianos conversando sobre o fazer literário e suas mais recentes obras. Dialogam sobre seus processos criativos e sobre o exercício solitário da escrita. Um encontro geracional que nos lançam reflexões sobre a importância da escrita.
Mediação: Anderson Shon [LIVRO Quando as borboletas saem do casulo] (CARAMURÊ)
12:00
Rede de Livros
Oficina
Como criar um clube de leitura
Instrutora: Lorena Ribeiro
Fazer parte de clubes literários pode possibilitar diversos aprendizados, além de estimular o hábito de leitura de maneira mais ampla e divertida para todas as gerações de leitores. Essa oficina tem o objetivo de apresentar breve histórico sobre os clubes de leitura no decorrer dos séculos até a atualidade, e instruir sobre a criação de projetos para possíveis clubes futuros, com foco na comunidade de Praia do Forte, que conta desde 2019 com a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Maria Queiroz de Oliveira, onde acontecerá o espaço Rede de Livros da Festa Literária da Praia do Forte (FLIPF), em maio de 2023.
Local: Biblioteca Raimunda Queiroz de Oliveira [anexo Clube dos Pescadores]
19:00
Rede de Livros
Bate papo
No rastro da poesia urbana
Convidados: José Francisco Paranaguá LIVRO Diálogos com a Cidade: O que dizem os poetas do spray? (PINAÚNA) Paulo Sérgio Silva Paz LIVRO Nóis por nóis: poesia e resistência nos saraus periféricos de Salvador. (EDUNEB)
Conversa com os autores Francisco Paranaguá e Paulo Sérgio Paz, que publicaram pesquisas recentes sobre escritores e poetas urbanos, traduzidos em fotografias e escritos. O diálogo sobre a arte produzida pelos escritores do spray e poetas dos saraus será mediado pelo escritor Evanilton Gonçalves.
Mediação: Evanilton Gonçalves
22:00
Rede de Livros
Performance Artística
Maviael Melo
Apresentação artística - Maviael Melo, poeta, cantador, produtor, cordelista e escritor, é um pernambucano radicado em Salvador há mais de 15 anos, tem a inquietude dos arteiros que buscam fazer da arte sua fala e sua contribuição enquanto parte de um todo cultural. Com dois CD, um DVD e um vinil, ele traz em suas canções e poesias versos de um Brasil atual. Com 6 livros publicados, 4 de poesia e cordel e 2 romances, Maviael é um artista que diariamente se manifesta através da sua palavra e suas canções, se apresenta agora nessa viagem de cores em espíritos iluminados por rimas diversas.
13:00
Ninho FLIPF
Contação de História e Oficina com a Autora
Plantando com Malik - Caroline Adesewa
Convidada: Caroline Adesewa
A autora Caroline Adesewa contará a história do seu livro “Plantando com Maliki” e realizará com as crianças a “Oficina Plantando com a Escritora”. Na história Malik aprende a plantar com o seu avô e se dedica a ensinar essa nova habilidade aos seus amigos. Na oficina as crianças terão a oportunidade de aprender com Caroline Adesewa sobre o cultivo e cuidado com as plantas.
14:30
Ninho FLIPF
Lançamento de Livro
Os Supercães
Convidado: Vini Souza
Escrito por Vini Souza, com ilustrações de Marcelo Cardinal, pela Cria Criança Editora. Vinicius Carvalho Sales Souza nasceu em 2013 e seu nome lhe foi dado em homenagem ao grande poeta, cantor e compositor brasileiro Vinicius de Moraes que naquele ano, se vivo estivesse, completaria 100 anos.
Seus amigos o chamam de Vini. Ele é um menino que ama fazer amizades e que gosta muito de futebol, do jogo de “bafo”, dos games e de inventar estórias. A estória dos "Supercães" teve início durante a pandemia quando seus pais lhe presentearam com um cãozinho shi-tzu ao qual deu o nome de Yoshi. Vinicius ama seu pet a quem considera como se fosse seu filho. Certo dia começou a imaginar como seria se Yoshi repentinamente ficasse gigante. Daí os seus pensamentos voaram e foram parar no papel e agora estão concretizados neste livro que está dedicado ao querido e fofo Yoshi.
18:00
Ninho FLIPF
Contação de História com o Autor
Themba, O Menino Rei - Marcos Cajé
Convidado: Marcos Cajé
O autor Marcos Cajé contará a história do seu livro “Themba, o menino rei”. A história fala de Themba, um garoto que ouve muitas histórias do seu avô Didi e com seu olhar de criança compartilha com os colegas de escola muitos conhecimentos sobre África.
19:00
Ninho FLIPF
Lançamento de Livro
Diário de uma Quarentena
Convidado: Yalle Tarique
Yalle Tárique, autor mirim premiado fará o lançamento do livro "Diário de uma quarentena - Narrativas de uma criança na pandemia” na FLIPF. O olhar atento de Yalle Tárique diante da pandemia da covid-19 foi o que comoveu diversos jornalistas e amantes da literatura para a perspectiva de uma criança de apenas 8 anos sobre o cenário singular. O medo da perda de familiares, o distanciamento do ambiente escolar e dos colegas de classe, o sentimento do confinamento são assuntos tocados por Yalle em “Diário de uma quarentena - narrativas de uma criança na pandemia”.
Yalle não somente deu voz às crianças como também se utilizou dos desabafos para dialogar com pais e mães que estavam passando mais tempo com os filhos durante a quarentena, em suas casas. Em um trecho de “Diário de uma quarentena” ele apela: "...Aos pais que estão lendo este diário, vou falar como nos sentimos na quarentena. É normal ficarmos estressados, com saudade e às vezes deprimidos. Se ele (a criança) ficar muito ficar muito estressado, por favor, tenha compreensão, tenha paciência e evite se exceder…"
13:30
Multiverso FLIPF
Oficinas
Stencil
Instrutor: Ramses
n° de vagas: 15
A oficina de stencils tem como intuito apresentar aos participantes uma técnica artística amplamente utilizada no mundo para o graffiti, mas também em outras plataformas, como quadros, garrafas, estampas de camisas. Essa arte está relacionada ao estilo pessoal e cultural que uma pessoa pode imprimir em seus utensílios. É uma forma interessante e eficaz de geração de renda.
17:00
Multiverso FLIPF
Lançamento de livros
Quadrinhos na Bahia. Duas editoras que fazem dos baianos bons leitores de HQ.
Convidados: Ricardo Heavy - Jacuype Comics, Marcelo Fontana - Editora Trem Fantasma
Você sabia que existem duas editoras de quadrinhos na Bahia? Pois bem, a Jacuype Comics e Trem Fantasma são editoras baianas especializadas na nona arte. As duas estarão no Multiverso FLIPF para falar sobre seus catálogos, lançamentos e sobre a cena de quadrinho baiano, além de debaterem o lugar da cultura nerd na construção de uma literatura que seja mais atraente para os jovens.
Mediação: Anderson Shon
18:30
Multiverso FLIPF
Oficinas
Mandala
Instrutora: Lara Bessa
n° de vagas: 20
As mandalas de linha/lã são artefatos oriundos da cultura dos povos indígenas do México da etnia Huichole que acabou sendo difundida por todo mundo, mas especificamente nas Américas. Recebem, também, a denominação de Ojo de Dios (Olho de Deus), por conta do formato de olho na parte central da mesma. A produção de Mandalas é uma técnica de meditação ativa e terapêutica, além de poder ser uma fonte de renda oriunda de um trabalho artesanal.
13:00
Canto da Palavra
Mesa 2
Sertões, mares e estradas
Convidados(as): Jarid Arraes, Faw Carvalho e Evanilton Gonçalves
Cordel, quadrinhos e relatos de viagem: a primeira mesa de sexta-feira vai tratar de produções artísticas que nos deslocam para o sertão, o mar e as estradas das Américas. O encontro reúne a escritora e cordelista Jarid Arraes, uma das autoras mais aclamadas de sua geração, a ilustradora Faw Carvalho e o escritor e cronista do jornal A Tarde Evanilton Gonçalves
Mediação: Tom Correia
21:00
Canto da Palavra
Mesa 4
O futuro já esteve aqui
Convidados(as): Ailton Krenak e Rafael Xucuru-Kariri
Qual futuro possível, como cria-lo: essa conversa sobre passado, presente e destino da humanidade reúne o filósofo originário e escritor Ailton Krenak, um dos mais importantes intelectuais da atualidade, e o cientista político, Rafael Xucuru-Kariri, coorganizador de Cartas para o Bem Viver, livro de cartas de indígenas e não indígenas que versam sobre o desejo de encontro com o Bem Viver.
Mediação: Suzane Lima Costa