

Programação
Baixe aqui a Programação
Domingo - 07 MAIO
Confira as atrações da 4ª FILPF.
14:00
Rede de Livros
Bate papo
Lendo revistas baianas
Convidados:
Lia Cunha e Taygoara Aguiar (Revista Miolo)
Alex Brito e Tau Paixão (Revista Aorta)
Bate-papo com editores das publicações Aorta e Miolo. Na conversa, os editores dialogam sobre suas experiências e processos coletivos.
Mediação: Bárbara Falcón
13:00
Ninho FLIPF
Contação de História e Oficina
O Menino e o Mar - Lulu Lima
Convidada: Lulu Lima e Ednilson Sacramento
A autora Lulu Lima contará a história do seu livro “O menino e o mar” e o jornalista, escritor e ativista pelo direito das pessoas com deficiência, Ednilson Sacramento, realizará a “Oficina Como eu vejo”, conversando com as crianças sobre a importância da acessibilidade nos espaços urbanos e na cultura e ensinando aos pequenos e pequenos sobre a audiodescrição.
18:00
Ninho FLIPF
Contação de História
Alika
Convidada: Regina Luz
A escritora Regina Luz conta a história do seu livro “Alika”. O livro traz a história da jovem Alika, que sofre discriminação racial na escola e é positivamente impactada ao conhecer a história e o pensamento de Luiz Gama, poeta e jurista baiano do século XIX.
12:15
Multiverso FLIPF
Lançamento de livros
A vida e a morte de Severino Olho de Dendê
Convidado: Ian Fraser
Ian Fraser, o maior escritor de fantasia da Bahia, lança seu 6° livro pela editora Intrínseca. O livro conta a história de uma uma galáxia muito, muito distante, mais especificamente no planeta Cabula XI, onde os dias duram noventa e seis horas e o ano é 2577, vive um humano de nome Severino Olho de Dendê. No passado, um encontro com a morte lhe tirou quase tudo e levou parte de seu coração. Agora, ao lado do melhor amigo, Bonfim, um alienígena malandro e falastrão, ele trabalha como investigador particular e se entrega à boemia nas horas vagas.
Mediação: Anderson Shon
17:00
Multiverso FLIPF
Oficina
Grafite
Instrutor: Diogo Galvão
n° de vagas: 12
O grafite é uma manifestação artística que fala muito sobre as camadas sociais undergrounds. Um dos seus objetivos é utilizar do espaço público como painel para difusão de arte, longe de qualquer preconceito ou padrão artístico. A oficina de grafite se propõe aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre a arte do grafite, transformando em arte o cotidiano. Serão concebidas atividades nas quais os participantes irão colocar a mão na massa e perceber que a arte é algo que existe dentro de todos. Ela será ministrada por Galvão, um artista cujo trabalho é voltado para a utilização do grafite como valorização e preservação do meio ambiente. Cores, Volumes e texturas são representadas através dos elementos do mar.
13:00
Canto da Palavra
Mesa 8
Entre o céu e a terra
Convidados(as): Moura Utopia e Gildemar da Paixão Trindade
A mesa que abre o domingo trata de cultura, saberes tradicionais, natureza e arte, com as presenças do músico e agitador cultural Moura Utopia e do escritor e pesquisador quilombola Gildemar da Paixão Trindade.
Mediação: Edma de Góis
12:00
Rede de Livros
Mesa
Fábulas, contos e sonhos reais
Convidados: Aleilton Fonseca [LIVRO Sonhos de Viver] (CARAMURÊ), Cesar Sobrinho [COLEÇÃO Fábulas e Contos Negros e Crioulos] (SEGUNDO SELO)
Conversa entre autores que lançaram recentemente obras dedicadas à fábulas e contos sob diferentes perspectivas entre o sonhar e o viver. A coleção Fábulas e Contos Negros e Crioulos trazem histórias de domínio público, conhecidas por muitos de nós, mas que são contribuições dos negros para o mundo. Sonhos de Viver reúne seis contos que retratam personagens cotidianos que precisam, como todos nós, conciliar seus desejos com a dura realidade.
17:00
Ninho FLIPF
Bate papo
“Ler é brincar”
Convidados: Sálua Chequer e Alessandro Marimpietri
Sálua Chequer, educadora, pesquisadora envolvida no estudo do brinquedo e brincar e na interpretação dos nossos bens culturais, e Alessandro Marimpietri, escritor e psicólogo, conversam sobre literatura, escrita e leitura compartilhada, como brincadeira e espaço de formação de repertório e vínculos.
Mediação: Emília Nuñez
19:00
Ninho FLIPF
Contação de História
Quando somos um só
Convidado: Alessandro Marimpietri e Família que Brinca
O escritor Alessandro Marimpietri, ao lado do Grupo Família que Brinca, contarão a história do livro “Quando somos um só”. O livro é uma obra poética e uma declaração de amor de pai para filho. A apresentação envolve também músicas e brincadeiras.
13:45
Multiverso FLIPF
Mesa
Quadrinhos, memes e tirinhas: As leituras que também são leituras.
Convidados: Daniel Cesart, Marcelo Lima, Petit Abel
Ler é um processo vasto. Achar que a leitura está somente associada ao texto escrito é um erro, principalmente com as diversas formas de manifestação da criatividade a partir dos gêneros que são mais baseados em ilustrações. Iremos falar sobre as diversas formas de leituras a partir das experiências do roteirista de quadrinho Marcelo Lima, do ilustrador Petit Abel, e do quadrinista Daniel Cesart.
19:00
Multiverso FLIPF
Apresentação artística
Capela de Wally
Atração: Alex Simões
A capela de wally é um trabalho que investe na presença e na articulação entre emissão sonora da palavra e dos sons percussivos produzidos pelo corpo ou por objetos deslocados do seu uso cotidiano, como por exemplo, o golpe ritmado de um carimbo contra a palma da mão. A partir do fluxo da memória afetiva dos poemas e canções de Wally, o poeta-performer Alex Simões conduz o público por uma descoberta de sua obra.
17:00
Canto da Palavra
Mesa 9
Para criar um mapa e dizer: “eu”
Convidados(as): Lubi Prates, Deisiane Barbosa e Alberto Pitta
Esta segunda mesa irá tratar das experiências de artistas, cujas obras na poesia, na tradução, na edição e nas artes visuais ampliam as possibilidades de existência de corpos negros. Para essa conversa comparecem a poeta e tradutora Lubi Prates, a escritora, editora de livros e performer Deisiane Barbosa e o artista visual, pioneiro das estamparias baiano-africanas Alberto Pitta.
Mediação: Wesley Correia.