top of page

1ª Edição da FLIPF

A FLIPF chegou para ficar e para somar a este lindo movimento de incentivo à leitura e à produção literária que tem se espalhado pelo nosso país, e especificamente pelo nosso estado da Bahia. Nesta primeira edição foram realizadas 11 mesas literárias com a participação de 39 convidados, 12 Contações de histórias, 10 Oficinas para crianças e para adultos, 13 experiências gráficas, 14 shows e apresentações artísticas, 7 Saraus e recitais poéticos, 2 exposições, 7 lançamentos de livros e conversas com autores e 7 Performances e apresentações culturais, reunindo um público de 7000 pessoas ávido por conhecimento e por cultura.



Um evento que reuniu escritores, letristas e pesquisadores notórios e novos talentos da literatura local, nacional e internacional no balneário da Praia do Forte, localizado no Litoral norte da Bahia. Nesta primeira edição, a curadora convidada foi a escritora e poeta Alice Ruiz, e contou com mesas literárias, sessões de autógrafos lançamentos de livros, contações de histórias, slams e saraus, feira de editoras baianas, e experiências gráficas, apresentações artísticas e culturais, oficinas e atividades infantis.

É com muita honra e gratidão que encerramos a primeira edição da FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte. Um projeto idealizado e realizado por nós, da Trevo Produções da Gabiroba Cultural, mas que contou com muitas mãos e com a confiança de muita gente, as quais seremos eternamente gratos.

Além do grande incentivo à leitura em toda a comunidade do entorno da Praia do Forte (Mata de São João-BA), este evento contribui para a geração de renda, beneficiando também o comércio e o setor turístico. A FLIPF contou com a participação efetiva da população local e estimulou atividades extracurriculares voltadas para o incentivo à leitura e à escrita nas escolas da região da Praia do Forte e do entorno. Além do público de visitantes e turistas, o evento contou com a participação de mais de 1300 estudantes da rede particular e pública de ensino de Mata de São João contribuindo para o desenvolvimento social, educacional e cultural local.

As dificuldades de se realizar a primeira edição de um evento desta importância não nos fez desacreditar na potência deste projeto e esta acabou se tornando uma grande oportunidade de muitos aprendizados pra gente pois foi necessário que contássemos com o apoio de muitas pessoas, instituições, empresas, se tornando um evento colaborativo. Cada um se doando como podia, contribuindo de alguma forma, desde os pequenos aos grandes apoios foram fundamentais para que pudéssemos viabilizar a realização desta primeira edição. E é fortalecedor e gratificante pra gente ver e sentir a confiança de tantas pessoas em nós, duas produtoras que possuem grandes sonhos!

Veja a programação completa da 4ª FLIPF

bottom of page