
Maria Valéria Rezende
Escritora, freira e feminista
Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, em Santos, SP, onde viveu até os 18 anos. Formada e Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia. Dedicou-se desde os anos 1960 à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, passando a trabalho por todos os continentes. Vive na Paraíba desde 1976. Às vésperas dos 60 anos, em 2001, começou a publicar literatura com a primeira versão do livro “Vasto Mundo” (Ed. Beca), reeditado em nova versão (2015, Alfaguara) traduzida e publicada na França em 2017 (Ed Anacaona). Desde 2004 participa do Clube do Conto da Paraíba que a estimulou a continuar a escrever ficção. Seu romance “O voo da guará vermelha” (Objetiva, 2005) foi publicado em Portugal, França e duas edições em Espanha (espanhol e catalão). Ganhou um Jabuti em 2009, categoria infantil, com “No risco do caracol” (Autêntica, 2008) e em 2013, categoria juvenil, com o romance “Ouro dentro da cabeça” (Autêntica 2012). Escreve ficção, poesia e é também tradutora. Ganhou o Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com "Quarenta dias" (Alfaguara, 2014). Seu romance “Outros Cantos”, ganhou o Prêmio Casa de Las Américas, Cuba, 2017. Acabou de lançar um novo romance intitulado “Carta à Rainha Louca” (Alfaguara, 2019). Participa do Movimento Mulherio das Letras.
Programação:
Ninho FLIPF
Contação de História e bate papo com a Autora
Encontro da Autora Maria Valéria Rezende com as crianças
5 de maio de 2023
|
17:00
Convidado: Maria Valéria Rezende
A autora Maria Valéria Rezende contará para as crianças uma história de quando era pequena, ou, nas palavras da autora, “ irei repartir com elas um pouco das memórias mentirosas da minha infância”. Um encontro esperado de uma renomada escritora com a criançada!
Canto da Palavra
Mesa 1
Pra ensinar meus camaradas
4 de maio de 2023
|
22:00
Convidados(as): Maria Valéria Rezende, Bel Santos Mayer e Tiganá Santana
Como a leitura literária nos ensina a ler o mundo e como o mundo pode ser acolhido pelos livros e por outros suportes artísticos: a conversa da escritora e educadora popular, Maria Valéria Rezende, com a educadora social, Bel Santos Mayer, e o multiartista, professor e pesquisador Tiganá Santana celebra o encontro das artes e das narrativas que nos fazem sonhar com um mundo mais igualitário.
Mediação: Rosinês Duarte