
Luciany Aparecida
Escritora
LUCIANY APARECIDA nasceu em 1982, no Vale do Rio Jiquiriçá, Bahia, e atualmente mora em Salvador. É escritora e doutora em letras, com pesquisas nas áreas de literatura e cultura. Seus estudos observam a literatura na interface: nação, imigração, história, memória, identidades e performances. É autora de Macala (2022), plaquete do Círculo de Poemas das editoras Luna Parque e Fósforo; Joanna Mina (2022), dramaturgia publicada pelo selo editorial paralelo13S que resultou do edital Dramaturgias em Processos, do Teatro da USP. Com a assinatura Ruth Ducaso publicou: Cuentos ordinarios de melancolia: cuatro fragmentos (2022), Editorial Recodo Press/Quito/Ecuador, Florim (2020) que foi resultado do Prêmio Bolsa de Criação Literária da Fundação Biblioteca Nacional/FUNARTE concedido em 2012 e Contos ordinários de melancolia (2017) que foi resultado do Prêmio Bolsa de Criação Literária da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia concedido em 2014, ambos títulos foram publicados pelo selo editorial paralelo13S. Tradução de seus textos em língua inglesa foram publicados em: Asymptote Journal 2018 (tradução de Elisa Wouk Almino), Monoa 2019 e Jellyfish Review 2020 (tradução de Sarah Rebecca kersley). Em turco foi publicado, em 2021, um conto na coletânea Trendeki Yabanci, da editora Can Publishing, com tradução de Özde Çakmak.
Programação:
Rede de Livros
Mesa
Irmanadas pelas palavras
5 de maio de 2023
|
17:00
Convidados: Luciany Aparecida [LIVRO Joana Mina] (PARALELO 13), Kota Gandaleci [LIVRO Bakulo] (SEGUNDO SELO), Deisiane Barbosa [LIVRO casamendoeira] (ANDARILHA EDIÇÕES)
Esta mesa propõe o encontro de autoras baianas que através das suas produções continuam ligadas às memórias das suas ancestrais. Tratando de suas recentes obras, as escritoras tratam da importância de representarem mulheres negras e suas identidades estéticas, permeadas por questões de gênero e raça.
Mediação: Lorena Ribeiro
Canto da Palavra
Mesa 5
Fronteiras e memórias
6 de maio de 2023
|
13:00
Convidados(as): Yara Nakahanda Monteiro, Luciany Aparecida e Lande Onawale
Literatura, história e identidades se encontram nessa conversa entre autores que em diferentes formas descrevem traumas do colonialismo e memórias ancestrais. A mesa com a angolana Yara Nakahanda Monteiro e os baianos Luciany Aparecida e Lande Onawale vai tratar de narrativas, poemas e canções que os conectam ao Atlântico e às travessias culturais.
Mediação: Fernanda Miranda.