
Lande Onawale
Escritor e poeta
Lande Onawale nasceu e mora em Salvador, Bahia. Militante do Movimento Negro Brasileiro, é poeta, contista, compositor. Tem publicado poemas e contos em antologias diversas, das quais destaca o Cadernos Negros, do Quilomboje. É autor dos livros de poemas O Vento (2003), Kalunga – poemas de um mar sem fim/poems of an infinite sea (2011), e Pretices & Milongas (2019). Em 2011, lançou seu primeiro livro de contos Sete – Diásporas Íntimas, com histórias de família e afeto.
Já Pretices & Milongas é, principalmente, uma celebração ao universo da tradição cultural e política do povo preto no Brasil, e também um passeio sobre metalinguagem e outros temas.
Como compositor, Lande teve canções executadas pelos Blocos Afro Malê Debale e Olodum. Em 2020, cantando sua composição Uanga, abre o álbum Bom mesmo é estar de baixo d’água, da cantora baiana Luedji Luna. No momento, trabalha em sua primeira antologia poética, e num roteiro de documentário.
Programação:
Canto da Palavra
Mesa 5
Fronteiras e memórias
6 de maio de 2023
|
13:00
Convidados(as): Yara Nakahanda Monteiro, Luciany Aparecida e Lande Onawale
Literatura, história e identidades se encontram nessa conversa entre autores que em diferentes formas descrevem traumas do colonialismo e memórias ancestrais. A mesa com a angolana Yara Nakahanda Monteiro e os baianos Luciany Aparecida e Lande Onawale vai tratar de narrativas, poemas e canções que os conectam ao Atlântico e às travessias culturais.
Mediação: Fernanda Miranda.