
Deisiane Barbosa
Escritora e poeta
Deisiane Barbosa é artista-etc / poeta, escritora, performer, editora de livros, pesquisadora. Nasceu à margem do Rio Paraguassu, São Félix, em 1992. Vive e atua no Recôncavo da Bahia, no Povoado do Cruzeiro, de onde coordena a @andarilhaedicoes, uma editora independente e artesanal; também de onde refloresta a @casamendoeira, ateliê editorial e espaço cultural. Bacharela em Artes Visuais (UFRB), especialista em Estudos Literários (UEFS) e mestra em Artes Visuais (UFPE), tem pesquisado e experimentado processos de criação literária, conversados com performance, videoarte e livro de artista, cruzados com memórias e narrativas de mulheres. É integrante do imuê – Instituto Mulheres e Economia. Autora de “cartas a Tereza” (2015), “desavesso” (2016) – ambos por edição independente – “refugos” (2019, Segundo Selo, Coleção DasPretas) e “casamendoeira” (2023, andarilha edições).
Programação:
Rede de Livros
Mesa
Irmanadas pelas palavras
5 de maio de 2023
|
17:00
Convidados: Luciany Aparecida [LIVRO Joana Mina] (PARALELO 13), Kota Gandaleci [LIVRO Bakulo] (SEGUNDO SELO), Deisiane Barbosa [LIVRO casamendoeira] (ANDARILHA EDIÇÕES)
Esta mesa propõe o encontro de autoras baianas que através das suas produções continuam ligadas às memórias das suas ancestrais. Tratando de suas recentes obras, as escritoras tratam da importância de representarem mulheres negras e suas identidades estéticas, permeadas por questões de gênero e raça.
Mediação: Lorena Ribeiro
Canto da Palavra
Mesa 9
Para criar um mapa e dizer: “eu”
7 de maio de 2023
|
17:00
Convidados(as): Lubi Prates, Deisiane Barbosa e Alberto Pitta
Esta segunda mesa irá tratar das experiências de artistas, cujas obras na poesia, na tradução, na edição e nas artes visuais ampliam as possibilidades de existência de corpos negros. Para essa conversa comparecem a poeta e tradutora Lubi Prates, a escritora, editora de livros e performer Deisiane Barbosa e o artista visual, pioneiro das estamparias baiano-africanas Alberto Pitta.
Mediação: Wesley Correia.