
Aline Bei
Escritora
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 9 de outubro 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. No momento, cursa uma pós em escritas performáticas na PUC-RIO.
Foi editora chefe do site cultural OitavaArte e colunista do site Livre Opinião -Ideias em debate. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do
prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Foi publicado na França pela editora Aldeia em janeiro 2022. Foi adaptado para o teatro por Helena Cerello e Nelson Baskerville. Seu segundo livro, "Pequena Coreografia do Adeus" foi publicado em abril de 2021 pela Companhia das Letras. Foi finalista do prêmio São Paulo e do prêmio Jabuti.
Já vendeu mais de 70 mil cópias. Será adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã. Aline também media oficinas de escrita em lugares como Escrevedeira, Espaço Cult e Garganta. Já participou de diversos eventos, feiras, bienais e mesas literárias pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para a Feira Internacional de Guadalajara no México e a Primavera Literária, em Sorbonne, Paris. Foto: Lorena Dini
Programação:
Multiverso FLIPF
Lançamento de Livros
Encontro de poetas de estados diferentes conectando sua poesia pela força da escrita.
6 de maio de 2023
|
13:45
Convidados: Luciene Nascimento - Tudo Nela é de se Amar, Aline Bei - Pequena Coreografia do Adeus
Encontro de mulheres poetas para falar sobre a força da poesia. Luciene Nascimento é poeta e escritora, e seus vídeos de pedagopoesia somam mais de 3 milhões de visualizações na internet. Foi citada pela imprensa como inspiração para novas gerações na literatura. Aline Bei é uma escritora paulista que seu romance de estreia, O peso do pássaro morto (2017), foi vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura. Pequena coreografia do adeus é seu segundo livro.
Mediação: Maria Ávila
Canto da Palavra
Mesa 6
Amor e autodescoberta
6 de maio de 2023
|
17:00
Convidados(as): Guadalupe Nettel, Aline Bei e Tiago D. Oliveira
Filiação, maternidade, solidão são alguns dos eixos dessa mesa que examina as experiências afetivas em família. Estarão nesta conversa: a mexicana Guadalupe Nettel, aclamada mundialmente por A filha única, a paulista Aline Bei, fenômeno editorial desde o lançamento de O peso do pássaro morto, e o baiano Tiago D. Oliveira, finalista do prêmio Oceanos com As solas dos pés do meu avô.
Mediação: Mônica Menezes