top of page
Aleixo Belov

Aleixo Belov

Navegador

Nascido em Merefa, no interior da Ucrânia, antigo território da União Soviética, em janeiro de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, Aleixo Belov deixou sua terra natal aos sete meses de idade nos braços de seus pais, Dimitri e Zinaida, juntamente com sua irmã Olga. Depois do período pós-guerra, a família do navegador saiu da Europa e chegou ao Brasil em 1949, sentindo-se acolhida em Salvador.

Aleixo Belov formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, tornou-se professor da Cadeira de Portos e criou sua empresa de Engenharia Portuária, Mergulho e Serviços Offshore. Com seu perfil inovador, desenvolveu uma técnica para fazer concreto submerso com a mesma qualidade com que se faz em terra, sempre perseguiu seus sonhos e, a bordo de veleiros que ele mesmo construiu, viajou por todos os continentes do planeta.

Programação:

Canto da Palavra

Mesa

Aventuras ao Mar

19 de maio de 2024

|

13:30

Aleixo Belov (Ucrânia/ BR-BA)
Neca Marcovaldi (RS/BA)
José Truda Palazzo (RS/BA)

Mediação: Bito Teles

O mar e seus seres são o foco dos trabalhos do engenheiro e navegador Aleixo Belov, da oceonógrafa e co-fundadora do Projeto Tamar, Neca Marcovaldi, e do ambientalista, fundador do Projeto Baleia Franca e coordenador institucional do Projeto Baleia Jubarte, José Truda Palazzo. Neste encontro, que encerra a programação do Canto do Palavra, eles conversam sobre suas aventuras marítimas e as lições aprendidas no mar.

bottom of page