SÁBADO - 28 NOV 

Acompanhe o quarto dia dos Ensaios FLIPF.

NANKUPÉ TUPINAMBÁ FULKOXÓ

O QUE FIZERAM COM NOSSO POVO? (PINAÚNA)

 

SOBRE O AUTOR

Nankupé Tupinambá Fulkaxó é indígena da etnia Tupinambá e também Fulkaxó. É liderança da aldeia indígena Tekoá Portal Tupinambá em Massarandupió, Entre Rios - BA. Jornalista, Escritor, graduando em Filosofia na Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e mestrando em Educação Africana, Povos Indígenas e Culturas Negras na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ativista do Greenpeace Brasil, ISA - Instituto Socioambiental, 342 Amazônia e Anistia Internacional. É militante e ativista nas lutas em defesa das causas indígenas e do meio ambiente.

 

LIVRO

Entre Cartas, Crônicas e Textos Jornalísticos: O que Fizeram com nosso Povo?Este livro é o primeiro volume de uma série composta por cinco volumes nos quais o trabalho encontra-se estruturado de forma apresentar a trajetória do indígena na sociedade brasileira, desde a chegada do europeu ao litoral brasileiro, até os dias atuais, analisando os discursos produzidos sobre os índios, inicialmente através de documentos históricos, e posteriormente através da abordagem dos textos jornalísticos.Os resultados obtidos revelam a influência da comunicação na formação do imaginário indígena através dos tempos

REDES

@nankupetupinambafulkaxo

 

LUCYMEIRE FERRAZ

UM CANTO DENTRO DE MIM (SOLISLUNA)

SOBRE A AUTORA

Lucymeire Ferraz - Nasceu em 1966, na cidade de Ibotirama, Bahia. É administradora de empresas e arteterapeuta junguiana. Mora em Camaçari - Bahia e parte do ano na Alemanha, onde residem seus filhos. Em 2018 e 2019, participou de duas coletâneas junto ao Movimento Nacional Elos Literários, volumes 7 e 8. Um Canto Dentro de Mim é seu primeiro livro e o resultado de permitir-se iniciar no mundo de sua secreta paixão, a escrita.

LIVRO

Um universo inteiro cabe nesse canto escondido dentro de mim. Lá, onde encontro a mim mesma, me reconheço linda, louca e feiticeira. Sem medos, sem promessas, sem filtros... Nua e crua, simplesmente eu.

 

REDES

@luferrazulmer

 

 

 

LADJANE ALVES SOUSA

MÃES DE LUZA - (EDUFBA)

 

SOBRE A AUTORA

O livro conta a história de Luza e suas duas mainhas, que, em uma bela casa azul, vivem a experiência cotidiana de uma família que coexiste. Esta história doce, leve e encantadora amplia e contribui, significativamente, os olhares para todas as formas possíveis de amar.

LIVRO

Ladjane Alves Sousa é filha de Dejanira Maria Alves, professora aposentada, e de Edvaldo Sousa, motorista executivo do Governo Federal. Nasceu em Salvador, em 8 de junho de 1980. Professora desde os 16 anos, pedagoga e mestra, ambos os cursos pela Uneb e doutoranda pela UFBA. Sempre considerou repensar as experiências de sua comunidade a partir das sensibilidades, pertenças, e, por meio da brincadeira das palavras dentro de si, algumas tantas poesias e contos nascem como as literaturas Rainhas, Reis e Mães de Luza.

REDES

@ladjanealvessousa

DANILO LUMIANO

O ATIRADOR DE PEDRAS (EDITORA VAREKAI)

 

SOBRE O AUTOR

Danilo Lumiano, poeta, escritor, agitador cultural e apresentador da Live Luminosa e do Sarau Luminoso, selecionado no Prêmio de Novos Poetas: Poetize 2019 ( Editora Vivara) Selecionado no Grafias Eletrônica - Funceb, Escritor dos Livros O Nascedouro (2018) e O Atirador de Pedras (2019) Editora Varekai.

LIVRO

Lançamento do Livro O Atirador de Pedras, um livro de poesia marginal, com poesias que foram escritas entre os anos de 2013 até 2018, trazendo um retrato poético do Brasil e a conversa com o escritor onde falarei de outras obras e trabalhos no campo da literatura, feita na redes e no interior da Bahia.

REDES

@danilo_lumiano

SÍLVIA GOMES DE S. VELLOSO

POESIA DE CORDEL: LEITURA E LETRAMENTOS NA EJA (EDITORA APPRIS)

 

SOBRE A AUTORA

Doutoranda em Literatura e Cultura, na Linha de Pesquisa Documentos da Memória Cultural, da Universidade Federal da Bahia – UFBA; Mestra em Crítica Cultural (UNEB), na Linha de Pesquisa Letramentos, Identidades e Formação de Professores; Especialista em estudos Linguísticos e Literários (UFBA); Docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Possui vários artigos publicados em periódicos qualificados nas áreas de Letramento, Leitura, gêneros textuais e ensino.

LIVRO

A autora Sílvia Gomes de S. Velloso lançará o livro “Poesia de Cordel: Leitura e Letramentos na EJA”. Na oportunidade, a escritora conversará com o público sobre essa importante obra que apresenta a poesia cordelista, poética oral marginalizada por décadas e ligada a segmentos sociais desvalorizados socialmente, como gênero de texto, o qual, em diálogo com as culturas e modos de vida dos sujeitos constitutivos da EJA, pode potencializar o trabalho de formação leitora nessa modalidade educacional.

REDES

@vellososilvia

1/5

1/8

Adquira os

livros da FLIPF

Durante os Ensaios FLIPF os livros dos autores e autoras participantes estão a venda no site da Livraria LDM com desconto de 10% usando o cupom: FLIPF2020 .

LOGO-LDM.png

Cupom: FLIPF2020